Comentários

No início do mês, a editora francesa JBE Books anunciou a publicação de um volume único de One Piece, compilando 102 volumes da obra de Eiichiro Oda.

Totalizando 21.540 páginas, o título conquistou o recorde de livro mais longo da história. Cada cópia custa 1.900 euros (cerca de R$ 9.930,00).

No entanto, a editora Shueisha revelou que a cópia não é oficial e não foi autorizada. Isso porque a JBE Books não é responsável pela publicação do mangá na frança.

Em entrevista ao jornal The Guardian, um representante da divisão internacional da Shueisha, Keita Murano, declarou: "O produto... Não é oficial. Não demos permissão a eles. Nosso licenciado na França para publicar One Piece é a editora Glénat."

Para driblar os diretos autorais, a JBE Books classificou o produto “material escultural” (Obra de arte), e não como livro ou mangá. Além disso, o lançamento recebeu o título ONEPIECE, sem espaço.

O artista Ilan Manouach descreveu a peça como "a materialização de um ecossistema saturado pela mídia". Segundo ele, o crescimento da publicação digital trouxe novas possibilidades para artistas de quadrinhos e para a cultura de fãs (com scans e traduções).

Manouach revelou que o propósito da sua obra foi trazer uma exploração quantitativa dessas possibilidades, ao invés de qualitativa.

Sua categorização como obra de arte faz sentido, pois a edição é fisicamente impossível de ser lida. Todas as 50 cópias foram vendidas.

Veja mais:

Houve um homem que conquistou tudo aquilo que o mundo tinha a oferecer, o lendário Rei dos Piratas, Gold Roger. Capturado e condenado à execução pelo Governo Mundial, suas últimas palavras lançaram legiões aos mares. “Meu tesouro? Se quiserem, podem pegá-lo. Procurem-no! Ele contém tudo que este mundo pode oferecer!”. Foi a revelação do maior tesouro, o One Piece, cobiçado por homens de todo o mundo, sonhando com fama e riqueza imensuráveis… Assim começou a Grande Era dos Piratas! 

One Piece é uma criação de Eiichiro Oda e começou sua serialização pela Weekly Shonen Jump da Shueisha em 1997. Desde então, se tornou um sucesso comercial e crítico em todo o mundo, com muitos dos volumes quebrando recordes de impressão no Japão.

No Brasil, o mangá é publicado pela Panini e os novos episódios do anime são lançados pela Crunchyroll nos sábados, às 23h. A versão dublada está disponível na NetflixPluto TV e HBO Max.



Comentários