O novo filme do Studio Ghibli, The Boy and the Heron (O Menino e a Garça), caiu do 2º para o 3º lugar no ranking da bilheteria japonesa, durante seu terceiro fim de semana em cartaz.
Entre sexta (28) e domingo (30), o último filme de Hayao Miyazaki arrecadou mais de 562,5 milhões de ienes (cerca de US$ 3,94 milhões) e vendeu 366,7 mil ingressos.
No total, a animação já soma mais de 4,6 bilhões de ienes (cerca de US$ 32,9 milhões) e 3,05 milhões de ingressos vendidos.
O filme estreou nos cinemas em 14 de julho e arrecadou a maior bilheteria de abertura da história do estúdio, superando o recorde de A Viagem de Chihiro.
O título também foi a primeira produção do estúdio ser lançado simultaneamente em IMAX e bateu o recorde de estreia em salas do formato no Japão.
The Boy and the Heron fará sua estreia internacional no Festival Internacional de Cinema de Toronto, sendo exibido na abertura do evento, em 7 de setembro. Trata-se da primeira animação e do primeiro filme japonês a abrir o festival.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- The Boy and the Heron tem mais de 3 milhões de ingressos vendidos no Japão
- The Boy and the Heron | Clipe da música-tema é divulgado
Anteriormente, o longa estava sendo provisoriamente chamado de How Do You Live?, que é a tradução literal do título original em japonês (Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka) e o nome do livro que inspirou a trama.
Mas ao anunciar o lançamento nos cinemas norte-americanos para ainda em 2023, a distribuidora GKIDS revelou o título oficial em inglês.
A animação não recebeu trailers, comerciais e imagens. O único material promocional divulgado foi um pôster.
O vice-presidente e co-fundador do estúdio, Toshio Suzuki, que atuou como produtor do longa, esperava provocar curiosidade e surpresa no público. Miyazaki chegou a se mostrar preocupado com a estratégia, mas decidiu confiar em Suzuki.
O ator Soma Santoki, de 18 anos, dá voz ao protagonista Mahito Maki na dublagem original. Takeshi Honda (Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, Rebuild of Evangelion) é o diretor de animação.
Joe Hisaishi (A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro) compôs a trilha musical, enquanto Kenshi Yonezu, conhecido pelos temas de abertura de Chainsaw Man e My Hero Academia, interpretou a música-tema intitulada “Chikyūgi” (Globo).
A história é inspirada no livro de Genzaburō Yoshino, que, segundo Miyazaki, terá grande importância para o protagonista.