Comentários

Há algum tempo circulam discussões sobre a ideia original para o filme Suzume (Suzume no Tojimari) trazer um romance entre duas protagonistas femininas, mas os produtores terem forçado a mudar um dos protagonistas para homem.

Em entrevista com o diretor Makoto Shinkai (Your Name, O Tempo Com Você), a Looper o questionou sobre o assunto e se ele planeja incluir representatividade LGBTQ+ em seus próximos trabalhos. O diretor então respondeu o seguinte:

"Estou impressionado que você saiba disso porque acho que só falei sobre o assunto em entrevistas no Japão. No começo, eu queria transformar essa história em um filme sobre Suzume viajando com outra garota. A razão para eu querer ir nesta direção em primeiro lugar foi porque, pessoalmente, eu estava um pouco cansado de contar uma história de romance muito tradicional. Sinto que em 'Your Name', fiz tudo que era possível com as estruturas 'garoto conhece garota' e 'será que eles vão ou não se encontrar'. Esse elemento é muito inidentificável para as massas, e por isso foi um assunto que ressoou com um grande público.

Pessoalmente, eu já tinha feito isso tantas vezes, que mudei. Eu queria mudar para uma história romântica de irmandade, mas tive que alterar isso porque meu produtor disse 'Você pode estar cansado de histórias românticas, mas seu público as ama'. Então, visando não tornar o filme romântico demais, decidi colocar uma cadeira como o interesse principal da personagem.

Sobre o comentário LGBTQ, não é algo que esteja ativamente tentando escrever ou não escrever, não é uma decisão consciente. Mas nesse filme, Suzume funciona como protagonista. Mas também poderia funcionar se ela fosse um garoto ou uma pessoa não-binária. Não é necessariamente sobre o conceito de masculino e feminino, é sobre um ser humano superando algo. Nos meus próximos filmes, eu também quero focar nessas histórias humanas, ao invés de muitos comentários sobre gênero ou sexo.", disse Shinkai.

Suzume está em cartaz nos cinemas brasileiros desde 13 de abril. O longa é distribuído globalmente pela Crunchyroll em parceria com a Sony Pictures e a Wild Bunch International.

Veja mais:

A história acompanha a jornada de Suzume, uma jovem de 17 anos que vive na cidade de Kyushu. Após abrir uma misteriosa porta para ajudar um estranho que procurava por ela, Suzume libera um grande poder destrutivo no Japão. Então, ela precisa fechar os portais para prevenir um desastre.

O filme em anime produzido pela TOHO também ganhou adaptação em novel escrita pelo próprio Makoto Shinkai.

Suzume estreou nos cinemas japoneses em 11 de novembro e foi um grande sucesso. O longa entrou para o top 10 das maiores bilheterias de anime no Japão.



Comentários