As últimas notícias sobre a indústria dos animes tem sido todas muito boas, no entanto, nem tudo é perfeito e, recentemente, notícias ruins tem começado a aparecer nos principais sites e portais de informações sobre cultura pop. E, algumas dessas notícias parecem só se tornar realmente ruins quando se juntam a outras.
Uma notícia que trouxe empolgação e ao mesmo tempo ansiedade para os fãs de animes foi a Sony adquirindo 10% das ações da Kadokawa, o que tornou a empresa a principal acionista, ou seja, ela é quem tem maior poder de decisão. Além disso, a Sony comprou há pouco tempo a Crunchyroll.
Outra notícia que tem um lado bom e outro ruim é o anúncio de que a TOHO quer adquirir 19,7% das ações do Studio Orange. A TOHO vem adquirindo ações de muitos estúdios, como 6,09% da CoMix Wave Films e 100% da GKIDS e Science SARU.
A recente compra de ações da TOHO pode ter sido uma resposta às compras da Sony, para impedir que a Sony tenha uma vantagem em um mercado lucrativo como o de animes. E isso pode se tornar uma corrida de empresas para fazerem o mesmo movimento, e, infelizmente, isso não será nada bom para a indústria das animações japonesas.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Empresa de murais faz homenagem a Akira Toriyama de Dragon Ball
- Attack on Titan ganhará musical em 2023
Segundo o site Game Rant:
“A indústria de anime teve um boom durante a pandemia de COVID-19, como também aconteceu com outros setores do entretenimento. As pessoas ficaram em casa e começaram a assistir coisas que talvez não tivessem tentado em outras circunstâncias. De acordo com uma pesquisa recente, 44% dos americanos da Geração Z assistem anime hoje em dia e, de acordo com a Association of Japanese Animations, a receita no exterior foi ligeiramente maior do que a receita doméstica na indústria de anime em 2023.” (Via Game Rant)
No entanto, os veteranos da indústria acreditam que esse crescimento não irá durar para sempre e irá passar por um queda em poucos anos. Yoshiyuki Tomino, criador de Gundam, acredita que a indústria dos animes terá um declínio dentro de cinco a seis anos. Justin Sevakis, CEO da Media OCD e AnimEigo, acredita no mesmo:
“Também é perturbador que a Crunchyroll, o maior serviço de streaming de anime do mundo, possa estar no meio de uma crise de má gestão, o que pode ser um sinal de que esta indústria não está no ritmo que parece estar.” (Via Game Rant)
A política internacional também pode afetar negativamente a indústria de animes, afinal, EUA e a China são essenciais para a indústria, mas estão em uma espécie de "Segunda Guerra Fria". Isso pode obrigar a indústria a ter que escolher um lado apenas.
“No entanto, o impacto na política internacional não está relacionado apenas ao cenário hipotético de ter que ‘escolher um lado’. A guerra em andamento entre Rússia e Ucrânia afetou as cadeias de suprimentos e economias globais, o que também afetou as indústrias de jogos e anime. Dependendo de como as tensões entre EUA e China evoluem, isso pode impactar a indústria de anime de maneiras que nem podemos imaginar agora. Por exemplo, uma boa parte do anime hoje é feita em colaboração com animadores ou estúdios chineses terceirizados.” (Via Game Rant)
Infelizmente, a indústria dos animes está vivendo atualmente em uma bolha e essa bolha pode estourar a qualquer momento.
“O que parece claro para muitos insiders é que a indústria de anime provavelmente não será capaz de corresponder às crescentes expectativas dos grandes players. Nenhuma indústria continua crescendo para sempre, mas isso é diferente de ser uma bolha. O problema é que, uma vez que a bolha estoure ou a indústria comece a mostrar sinais claros de declínio, o futuro de todos esses complexos de anime que estão sendo construídos pela Sony e Toho não parecerá bom.
Embora seja difícil dizer que a indústria de anime esteja no meio de uma bolha, parece que os insiders acham que a barra está muito alta agora e a indústria provavelmente não atenderá às expectativas provavelmente irrealistas.” (Via Game Rant)
Fonte: Game Rant
Comentários