Enquanto Naruto conseguiu fazer a passagem de bastão para Boruto, a franquia Dragon Ball nunca conseguiu fazer o mesmo, trocando o foco de sua narrativa de Goku para algum de seus filhos. Nem mesmo o atual mangá/ anime Dragon Ball Super mudou seu protagonista e até o DBZ, que planejava ter como personagem principal o Gohan, sofreu mudanças de última hora feitas por Akira Toriyama e sua equipe.
Mas, isso não é demérito de Dragon Ball, afinal, vários animes já tentaram algo do tipo e não obtiveram sucesso, sendo Naruto um dos poucos que conseguiu colocar a mudança em execução. O mais interessante é que tanto a franquia de Toriyama como a de Kishimoto seguiram estratégias parecidas para realizarem essa mudança.
Após os protagonistas de ambas as franquias derrotarem seus vilões principais e resolverem as pontas soltas de suas histórias, em suas sequências, Dragon Ball Z e Boruto: Naruto Next Generations, foram feitos saltos no tempo e uma nova geração de heróis, diretamente conectados aos anteriores, deu início a novas aventuras.
No entanto, é a partir daí que as obras seguem estratégias diferentes, pois, enquanto Dragon Ball Z continuou a dar destaque para Goku em detrimento de outros personagens, Boruto deu maior destaque ao novo protagonista, com Naruto fazendo participações pontuais, apesar de importantes. Talvez o erro principal de DBZ tenha sido a falta de fé do próprio Akira Toriyama, que depois admitiu que não acreditava que Gohan fosse um bom protagonista.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Naruto e Sasuke deveriam ter morrido no Shippuden
- Anime Dandadan tem sua data de estreia revelada
No entanto, se ele tivesse seguido esse caminho, assim como o início de DBZ nos levava a crer, hoje a franquia poderia estar nas mãos de Gohan e seguido rumos muito diferentes dos atuais. Você lembra do começo de DBZ? Goku é morto e Gohan demonstra ter um enorme poder dentro de si, que ainda não consegue controlar. Então, ele passa a treinar para derrotar o novo vilão. Tudo estava perfeito para a passagem de bastão, no entanto, Goku é revivido e rouba o protagonismo para si.
Já Boruto, assim que começa, prende a atenção do público que está curioso para saber o destino dos personagens de Naruto e como são seus filhos. E o novo protagonista já se destaca por ter uma infância muito diferente da de seu pai, ou seja, cheia de amor. No entanto, isso não foi suficiente para evitar que ele se tornasse uma criança birrenta, causando até mesmo uma antipatia inicial no público.
Mas, essa antipatia pode ser aquilo que fez com que muitos continuassem a acompanhar a história para tentarem entender porque o filho amado do herói da vila é tão diferente de seu pai. E que caminho ele irá seguir, já que vive em um mundo mais tecnológico. Por outro lado, há também quem tenha acompanhado Boruto para saber como é a vida adulta de seus queridos personagens, mesmo que eles não sejam o foco da narrativa.
Fonte: Screenrant
Comentários