Comentários

O anime Medalist, que foi adquirido pela Disney+, conseguiu cativar um grande público com sua estreia no início deste ano de 2025. A série esportiva que fala sobre patinação artística, recebeu muitos elogios pela forma realista com que mostra o esporte, pela história emocional, e pela sua animação.

No entanto, ele se envolveu em uma polêmica recentemente quando alguns fãs começaram a apontar semelhanças entre uma cena específica e uma apresentação real feita pela patinadora artística Kim Yuna. Uma pessoa que chamou a atenção para isso foi a conta @DalLacuna no X/Twitter.

Há uma cena em Medalist que a protagonista, Hikaru, executa uma performance idêntica à de Kim Yuna no Campeonato Mundial de 2009. Não é só a coreografia que é semelhante, mas também o ritmo e movimentos característicos. 

Veja mais:

Por causa disso, o público tem se dividido entre aqueles que vêem a cena como uma homenagem à amada patinadora, e outros que acreditam que isso seja plágio. Assim, fica a pergunta, qual é a linha que separa a homenagem do plágio? 

Para muitos fãs as semelhanças da rotina de Hikaru em Medalist e a performance de Kim Yuna são uma homenagem, pois isso é comum no mundo da patinação artística. Patinadores prestam homenagem a outros criando rotinas inspiradas em performances passadas.

Além disso, o anime faz diversas referências ao mundo real relacionadas a esportes. Portanto, não seria diferente com a cena inspirada em Kim Yuna. Já outros fãs apontam que Medalist pode ter cometido plágio, pois a coreografia foi totalmente roubada sem dar os devidos créditos a sua criadora.

O anime não reconhece explicitamente a inspiração em Kim Yuna, o que fará o público acreditar que a performance é original. E isso cruza a linha de homenagem para plágio. 

Qual é a sua opinião sobre esse caso?

Fonte: Screen Rant 



Comentários