Após a morte de Akira Toriyama em 1º de março deste ano, muito se falou sobre Dragon Ball e sua influência na indústria dos mangás e animes. Mas, algo que não havia sido levantado até então era sobre quem tem os direitos da franquia criada por Toriyama. E, segundo o site Toyo Keizai Online, vinculado à revista financeira Weekly Toyo Keizai, esses direitos estão em um limbo.
A editora Shueisha parece estar discutindo esses direitos com o ex-editor Akio Iyoku e a Bandai Namco. A editora teria preocupações em relação a certas atitudes de Iyoku, como ele não ter buscadonaprovação da gerência em alguns projetos, entre eles o filme Sand Land, e ignorar os interesses da gerência em colaborações com o metaverso e IA. Além de que estúdios e estações de TV não parecem se dar muito bem com o ex-editor.
Iyoku trabalhou como editor-chefe da revista V Jump da Shueisha, foi chefe da equipe de gestão Dragon Ball Room, teve uma relação de trabalho próxima com Toriyama e esteve envolvido em vários projetos de Dragon Ball. No entanto, ele foi transferido em 2022 para um outro departamento, separando-se anos depois da editora.
Agora, Iyoku trabalha na empresa Capsule Corporation Tokyo, fundada por ele próprio em maio de 2023. A empresa fazia a distribuição e o desenvolvimento de propriedade intelectual de Toriyama. Ou seja, se ele ganhar os direitos da franquia, a Shueisha perderá a propriedade Dragon Ball, algo que está preocupando a editora.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Novo filme do Homem-Aranha atrasará live-action do Naruto
- Documentário do Hayao Miyazaki está disponível no Max
E, segundo fontes do Toyo Keizai, Toriyama estava descontente com a remoção de Iyoku e já teria tido uma conversa com o presidente da Shueisha sobre seus direitos, o que pode não ter saído como a editora queria.
Já a Bandai Namco, que produziu vários jogos de Dragon Ball, parece estar querendo ter certeza dos direitos antes de dar continuidade a futuros projetos. Ela realizou uma reunião com a Shueisha e Iyoku, mas oficialmente nada foi divulgado ao público até o momento. Será que veremos uma disputa judicial pelos direitos do franquia de Toriyama?
Fonte: ANN
Comentários