Não é de hoje que alguns fãs de animes tem reclamado do desprezo da academia do Oscar por animes. E este ano, mais uma vez, esse preconceito parece se tornar gritante para aqueles que acompanham o crescimento da indústria de animações japonesas.
As indicações ao Oscar de 2025 foram divulgadas ontem, dia 23 de janeiro, e nenhum anime foi contemplado na categoria de Melhor Animação. A única indicação de um anime foi na categoria Melhor Curta-Metragem de Animação, com uma animação em CG da Toei Animation, Magic Candies.
Enquanto isso, em Melhor Filme de Animação temos como indicados em 2025: The Wild Robot, Flow, Divertidamente 2, Memoir of a Snail e Wallace & Gromit: Vengeance Most Foul. Apesar do Studio Ghibli ter ganhado o prêmio de Melhor Filme de Animação no ano passado, o Oscar costuma ignorar obras de animes que não sejam do Ghibli, mesmo elas merecendo serem indicadas.
Look Back, do Studio Durian, foi um enorme sucesso de público e crítica, tendo sido criado por um nome de peso da indústria dos mangás, Tatsuki Fujimoto. Ele era uma das escolhas mais óbvias para indicação ao Oscar, devido a sua grande história, belíssima animação, e popularidade. No Japão, o filme estreou com 100% no Rotten Tomatoes entre os críticos, e com 99% ente o público.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Polêmico estúdio de anime anuncia fechamento
- Novo capítulo de Chainsaw Man mostra Denji quebrando tudo
Alguns fãs também torciam por Haikyu: The Dumpster Battle, Blue Lock: Episode Nagi, e The Colors Within. Todos filmes emocionantes, cheios de cenas de tirar o fôlego e uma animação perfeita.
E se você acha que animes já foram bastante contemplados pelo Oscar e que a reclamação é exagerada, as animações mais recentes indicadas foram todas de Hayao Miyazaki, (Ghibli) que só venceu por A Viagem de Chihiro e O Menino e a Garça. Por outro lado, o Oscar já indicou diversas animações norte-americanas questionáveis em diversos anos.
Fonte: Comic Book
Comentários