Existem vários rankings de animes espelhados por aí. Alguns são feitos por sites de notícias sobre animações japonesas, como o ANN, outros são feitos com base nas notas dadas por leitores, como o MyAnimeList, e há os feitos por sites japoneses que coletam dados das televisões japonesas ou vendas do varejo como a Oricon. No entanto, não existe um ranking global para a mídia, pelo menos até agora.
Através de uma parceria da Parrot Analytics e Animecoin será lançado um ranking global de animes “oficial”, baseado em dados de streaming mundial e mais, como a Billboard Hot 100. A Parrot Analytics é uma empresa de análise de entretenimento e a Animecoin, a criptomoeda apoiada pela produtora de anime e NFT marca Azuki.
![](https://muramasa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/anime-hot-5-final.webp)
![ranking animes](https://muramasa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/top-10-final.webp)
O ranking será chamado "Top 40 Anime Chart" e rastreará os títulos mais procurados globalmente, para "servir como a medida definitiva da popularidade e do sucesso da série". Ele também indicará tendências emergentes e séries inovadoras. Veja os dados mais recentes desse ranking acima.
O site CBR explicou em detalhes como funciona essa medida de dados:
“Os gráficos de anime da Parrot Analytics e Animecoin rastreiam ‘Demanda’, uma métrica personalizada da Parrot Analytics que incorpora dados oficiais e piratas de streaming e download, bem como o engajamento dos fãs por meio de mecanismos de busca, sites wiki, sites de críticas e classificações e plataformas de mídia social (hashtags, curtidas, compartilhamento), colocando um peso maior na audiência e no ‘tempo e esforço do consumidor necessários’ para realizar certas atividades, de acordo com sua página de metodologia. Em seguida, ele gera um multiplicador que representa quantas vezes uma série de TV/filme é mais ‘procurada’ do que o título médio no mesmo período.”
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Aoashi | Mangá de futebol terminará no volume 40
- BL Cherry Magic! ganha novo mangá especial
Apesar disso, o uso do engajamento de mídia social é criticada como uma vulnerabilidade da coleta de dados da empresa, podendo, por exemplo, ser manipulada por bots. Alex Xu, colaborador da Animecoin Foundation e CEO da Azuki, afirma que:
"A missão da Animecoin Foundation é democratizar o anime e criar uma indústria mais inclusiva e participativa, onde fãs e criadores podem ter uma parte do sucesso que ajudam a construir. A parceria com a Parrot Analytics, cuja abordagem baseada em dados se tornou o padrão em toda a indústria do entretenimento, garante que estamos entregando as classificações mais confiáveis e confiáveis para a comunidade de construtores e criadores de anime que contribuem para o crescimento da indústria."
Wared Seger, CEO da Parrot Analytics, disse que:
"A indústria de animes há muito tempo precisa de um sistema de classificação oficial e baseado em dados para mostrar a verdadeira popularidade global das séries. Esta parceria com Animecoin nos permite entregar exatamente isso - um gráfico confiável que se tornará o padrão da indústria para medir o sucesso no entretenimento de anime."
Fonte: CBR
Comentários