Comentários

Existem muitos animes que falam sobre problemas da sociedade, como violência, preconceito, bullying, diferenças econômicas e outros. Algumas obras usam essas temáticas mais como plano de fundo e focam suas narrativas em lutas, ação ou comédia. Mas, há muitos animes que trazem esses problemas para o centro de suas histórias, tentando gerar discussões sobre eles e até mesmo encontrar soluções. 

O bullying escolar é das temáticas que mais vemos nesses animes e talvez isso ocorra devido aos elevados índices desse problema no Japão. No país, o bullying é um problema constante, complexo e que está longe de ser resolvido, levando, em muitos casos, ao suicídio. E, para piorar a situação, o bullying nas escolas japonesas está intimamente ligado a questões culturais da sociedade japonesa. 

Assim, talvez tenhamos tantos animes bons lidando com essa questão, justamente por isso. Essa foi a forma encontrada por muitos mangakás para tentarem combater esse mal e educar aqueles que ainda acreditam que o bullying não seja algo grave. Por isso, trazemos a seguir 5 animes que tratam da temática de forma competente, mas, já deixamos o aviso de que eles podem ser muito pesados e gerar gatilhos em quem já viveu situações parecidas. 

1. Oshi no Ko 

O anime Oshi no Ko pode enganar o público com seus lindos personagens coloridos e visuais alegres, no entanto, ele mostra o lado negro da indústria do entretenimento e os perigos do cyberbullying. Ao longo de sua história, vemos como uma pessoa pode ser afetada pela exigência de perfeccionismo, pela pressão popular, e por ataques e perseguições online. 

Veja mais:

  • Ano: 2023
  • Episódios: 11 (primeira temporada), 12 (segunda temporada)
  • Estúdio: Doga Kobo
  • Sinopse:

Quando uma jovem estrela grávida aparece na clínica médica rural de Gorou Amemiya, o médico assume a responsabilidade de fazer o parto seguro (e secreto) do filho de Ai Hoshino para que ela possa retornar aos palcos sem escândalos. Mas nenhuma boa ação fica impune e, na véspera do parto, ele se vê morto nas mãos do perseguidor iludido de Ai — e posteriormente renasce como filho de Ai, Aquamarine Hoshino! O brilho e o glamour do showbiz escondem o lado negro da indústria do entretenimento, ameaçando ofuscar o brilho de sua estrela favorita. Ele pode ajudar sua nova mãe a chegar ao topo das paradas? E o que ele fará quando um desastre impensável acontecer?” (Fonte: HIDIVE)

2. Lookism

Nos últimos anos, tem se discutido muito sobre gordofobia e positividade corporal no Brasil. Mas, não é só por aqui que o preconceito relacionado a corpos fora dos padrões ideais tem gerado cada vez mais debates. Na Coreia, a situação é ainda mais grave, e isso pode ser visto em Lookism. O manhwa, recentemente adaptado para anime, mostra como uma mesma pessoa pode sofrer ataques horríveis por sua aparência gordinha, e depois ser tratado com admiração e respeito ao se tornar um homem de aparência padrão. 

  • Ano: 2022
  • Episódios: 8
  • Estúdio: Studio Mir
  • Sinopse:

Em uma sociedade que privilegia a boa aparência, um pária do ensino médio leva uma vida dupla, alternando entre seus dois corpos que são opostos em aparência.” (Via Netflix)

3. A Voz do Silêncio

Uma das coisas que sempre gerou preconceito e bullying em toda a humanidade é a “deficiência”. Independente do tipo, uma pessoa pode sofrer muito em sua vida, por ser cega, surda, não ter um membro do corpo, ser cadeirante, entre outros. Em A Voz do Silêncio, acompanhamos a história de uma menina deficiente auditiva que é perseguida incessantemente por seu colega de classe, e, o mais interessante, depois acompanhamos o impacto desse bullying na vítima e no agressor. 

  • Ano: 2016
  • Episódios: Filme
  • Estúdio: Kyoto Animation
  • Sinopse:

Após se transferir para uma nova escola, uma garota surda, Shouko Nishimiya, é intimidada pelo popular Shouya Ishida. Enquanto Shouya continua a intimidar Shouko, a classe vira as costas para ele. Shouko se transfere e Shouya cresce como um pária. Sozinha e deprimida, a arrependida Shouya encontra Shouko para fazer as pazes.” (Via Eleven Arts)

4. Fruits Basket 

Nesse anime podemos acompanhar diferentes formas de preconceito, sofridos por variados personagens. Nele, há temas como a auto-versão, a opressão social, a opressão da família, o preconceito em relação a aparência, o assédio psicológico e muito mais. Apesar de lidar com temas tão pesados, o anime consegue fazer isso de forma mais leve, pois o shoujo é uma comédia dramática. Mesmo assim, separe os lencinhos, pois você irá se emocionar em vários momentos.

  • Ano: 2001 (primeiro anime); 2019 (segundo anime)
  • Episódios: 26 (primeiro anime); duas temporada de 25 episódios cada (segundo anime)
  • Estúdio: Studio DEEN (primeiro anime); TMS Entertainment (segundo anime)
  • Sinopse:

Tohru Honda é uma garota órfã de 16 anos que é convidada para morar na casa de seu colega de classe, o belo garoto Sohma Yuki, e seus primos, Kyo, de 16 anos, e Shigure, de 27 anos. No entanto, esses jovens e partes do resto de sua família (próximos e distantes) carregam uma maldição; se forem abraçados pelo sexo oposto, eles se transformam em animais do zodíaco chinês. Todo dia é uma aventura para a doce Tohru, pois ela conhece melhor todos na grande família (especialmente Yuki e Kyo), em situações comuns e bizarras. Mas, a maldição da família Sohma certamente não é motivo de riso... ela também carrega uma crueldade horrível e desgosto.” (Via Anilist)

5. Peach Girl 

Um clássico dessa temática que não poderia faltar nesta lista é Peach Girl, um anime que lida com temas como body shaming, racismo limítrofe e relacionamentos tóxicos. Esse anime mostra de forma perfeita como muitas vezes o bullying não é escancarado e pode vir de lugares que nunca imaginaríamos, como dos nossos amigos e conhecidos. Nossa protagonista sofre com preconceitos relacionados a cor de sua pele e estereótipos. Ele é considerado uma “mulher fácil” e rebelde, simplesmente por não ter a pele clara, além de sofrer assédios e traições.

  • Ano: 2005
  • Episódios: 25
  • Estúdio: Studio Comet
  • Sinopse:

Peach Girl é sobre uma colegial comum, Momo Adachi, que todo mundo acha que é uma coelhinha da praia/vagabunda por causa de sua pele bronzeada. A verdadeira razão pela qual ela é tão bronzeada é porque ela estava no time de natação e se bronzeia muito facilmente. Ela gosta de um garoto, Toji, que ela ouviu dizer que só gosta de garotas não bronzeadas. Isso a faz questionar quem ela é e ter baixa autoestima. Ela passa muito tempo tentando se refazer na garota que ela acredita que ele quer. No entanto, ela tem uma amiga, Sae, que gosta de agir pelas costas de Momo e tornar sua vida terrível, principalmente tentando tirar Toji dela. Enquanto isso, há outro garoto, Kairi, que está apaixonado por Momo.” (Via ANN)

Fonte: CBR



Comentários