O famoso dublador Wendel Bezerra, conhecido por ser a voz brasileiro de personagens como Goku, Bob Esponja, e inúmeros outros, postou em suas redes sociais um vídeo comentando sobre o fato de ter feito um boletim de ocorrência contra um homem, devido ao uso de inteligência artificial.
Segundo o vídeo, esse homem teria utilizado a voz do Wendel Bezerra e de outros dubladores, através de IA, em comerciais. Assim, o sujeito estaria lucrando com uso sem autorização do trabalho de terceiros.
Muitos profissionais, principalmente do meio artístico, estão preocupados com as inteligências artificiais utilizando seus trabalhos sem autorização. Nos Estados Unidos e no Japão, as discussões sobre a questão parecem estar mais avançadas do que no Brasil. Mas, se depender de grupos como o Dublagem Viva, os dubladores conseguirão uma regulamentação para uso de IA.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Filme live-action de Mobile Suit Gundam terá diretor de Sweet Tooth
- Daft Punk chega aos cinemas com um anime old school
Wendel Bezerra não é o primeiro dublador afetado pelo uso de IA, e não será o último até que o Brasil crie leis para proteger seus artistas. Segundo o grupo Dublagem Viva
“Defender nossa identidade é fundamental para nossos valores, nossa cultura e nossa voz brasileira. Defender nossa identidade é fundamental para que o nosso futuro esteja única e exclusivamente em nossas mãos. Defender a nossa identidade é defender os nossos maiores e mais ricos patrimônios, nossa língua, linguagem, nosso povo e nossa nação. Defender nossa identidade é defender nossa soberania nacional.”
“Por tais motivos a inteligência artificial precisa ser compreendida dentro do contexto social e legal brasileiro e regulamentada. Seu uso indiscriminado pode causar danos sociais e econômicos sensíveis para a nação em um curtíssimo prazo além de danos culturais e, subsequentemente, morais e éticos irreversíveis. Porque neste ponto, a questão deixa de ser o que nos faz brasileiros, mas passa a ser o que nos faz humanos.”
Se você gosta do trabalho do Wendel Bezerra e de outros dubladores, apoie o projeto e exija das autoridades uma regulamentação para o uso de IA.
Fonte: ANMTV, Dublagem Viva