Comentários

Roronoa Zoro é o espadachim do bando dos Piratas do Chapéu de Palha de One Piece e uma das pessoas mais fortes na tripulação de Monkey D. Luffy, ficando em segundo lugar apenas para o próprio capitão. Desde a infância, Zoro tem como objetivo se tornar o espadachim mais forte do mundo, e para isso, ele estabeleceu a missão de derrotar Dracule Mihawk, o homem que atualmente detém o título.

Como um mestre espadachim, Roronoa Zoro empunhou muitas lâminas diferentes em One Piece. Algumas dessas armas estiveram em sua posse por vários anos, enquanto outras estiveram com ele por breves momentos. Assim, o lutador do Estilo de Três Espadas pode adaptar seu estilo de combate de acordo com a arma que está em sua mão, tornando-o um oponente verdadeiramente perigoso em qualquer situação.

Wado Ichimonji

Roronoa Zoro recebeu originalmente a Wado Ichimonji de Koshiro, seu primeiro professor e pai de sua amiga de infância, Kuina. Inicialmente, essa espada deveria ser passada para Kuina, mas após a morte prematura e acidental da garota, o pai dela entregou a lâmina a Zoro, que prometeu se tornar o espadachim mais forte do mundo para honrar sua memória.

Roronoa Zoro ainda porta essa espada, e é provável que a carregue até o dia em que eventualmente vença Dracule Mihawk. Embora o controle de Zoro sobre os poderes da Wado Ichimonji tenha crescido muito durante o salto no tempo, não há dúvida de que o mestre espadachim descobrirá ainda mais segredos enquanto se prepara para enfrentar seu maior oponente.

As duas Katanas

Roronoa Zoro usa o Estilo de Três Espadas desde jovem, então, quando ele aparece pela primeira vez em One Piece, ele já está empunhando três lâminas. No entanto, embora Zoro ainda empunhe a Wado Ichimonji, suas outras duas lâminas originais foram quebradas durante sua batalha com Dracule Mihawk.

Não se sabe por quanto tempo Zoro usou essas duas katana sem nome, mas, como o espadachim tem um olho afiado para lâminas, é seguro presumir que elas não eram de qualidade ruim. Ainda assim, em comparação com às outras espadas que ele usa ao longo de One Piece, essas katanas são relativamente mais fracas.

As espadas emprestadas

Após perder suas espadas na batalha contra Dracule Mihawk, Roronoa Zoro é forçado a encontrar substitutas temporárias para enfrentar os Piratas de Arlong. Durante o confronto entre as duas tripulações no Arco de Arlong Park, Zoro pega emprestadas as espadas de Johnny e Yosaku.

Chamadas de espadas Nakiri, Zoro utiliza as lâminas de Johnny e Yosaku para enfrentar o espadachim polvo, Hachi. Embora o espadachim dos Chapéu de Palha lute brevemente contra seu oponente, as espadas emprestadas conseguem ajudá-lo a vencer a batalha antes de serem devolvidas aos seus legítimos proprietários.

Yubashiri

Ainda sem substitutas para as katanas gêmeas, Roronoa Zoro decide comprar duas novas lâminas em Loguetown, antes de entrar na Grand Line. Uma dessas lâminas, Yubashiri, é presenteada a ele pelo proprietário da loja de espadas, que fica impressionado com sua coragem.

Yubashiri parece ser uma espada bastante obediente, ao contrário de algumas das lâminas amaldiçoadas que Zoro empunhou. Infelizmente, Yubashiri é destruída por Shu, um Capitão da Marinha, durante a Buster Call em Enies Lobby. Zoro presta homenagem à espada após os eventos do Arco Thriller Bark, momento em que substitui a Yubashiri por outra lâmina.

Sandai Kitetsu

O Sandai Kitetsu é outra lâmina poderosa que Zoro adquiriu em Loguetown. No entanto, ao contrário de Yubashiri, o Sandai Kitetsu é uma espada particularmente difícil de dominar - pelo menos de acordo com o próprio Roronoa.

Desconhecido para a maioria dos personagens, o Sandai Kitetsu é uma espada amaldiçoada, descendente da família das espadas Kitetsu Amaldiçoadas. No entanto, não demora muito para que Roronoa Zoro afirme sua autoridade sobre ela, demonstrando seu talento natural como espadachim.

Shusui

Conhecida como uma das espadas mais poderosas de toda a série One Piece, Shusui é uma katana famosa que foi empunhada pelo lendário samurai Shimotsuki Ryuma. Após a morte de Ryuma, tanto a espada quanto o corpo de Ryuma foram roubados por Gecko Moria, um Shichibukai dos Mares que as usou para fortalecer seu exército.

Ao entrar em confronto com Roronoa Zoro, o cadáver reanimado de Ryuma fica impressionado com sua valentia e, no final das contas, presenteia Shusui a ele. Embora Shusui seja uma das 21 espadas de Grau Superior, sua verdadeira fama reside em seu status como uma Espada Negra. Essas espadas misteriosas são empunhadas apenas pelos espadachins mais fortes de One Piece, o que indica um futuro promissor para Zoro na série.

Lâmina de Suppuku

Roronoa Zoro se encontra em apuros logo no início do Arco do País de Wano quando é acusado de assassinato. Após receber um pedido para cometer Seppuku (ritual japonês em que se tira a própria vida), Zoro recebe uma lâmina curta. Como era de se esperar, em vez de tirar a própria vida, Zoro utiliza essa lâmina para derrotar todos em seu caminho, incluindo o verdadeiro culpado: o magistrado.

O controle de Zoro sobre esta lâmina de Seppuku é magnífico, mesmo que ela seja curta e intencionalmente difícil de manejar. No entanto, embora o Pirata do Chapéu de Palha infunda a lâmina com Haki, a lâmina de Seppuku não foi feita para o combate.

Foice

Como frequentemente acontece, Zoro se encontra com uma espada a menos no Arco do País de Wano quando Gyukimaru rouba Shusui dele. Enquanto o Pirata do Chapéu de Palha tenta recuperar sua espada, ele é interceptado por um homem conhecido como Kamazo, o Assassino de Homens, que mais tarde se revela ser o Killer dos Piratas Kid.

Durante sua luta com Kamazo, Zoro agarra uma das foices do Pirata Kid e a utiliza para realizar um Onigiri do purgatório, fatiando seu inimigo em uma sequência extremamente bem animada. No entanto, Zoro perde muito sangue durante a luta e acaba desmaiando após seu ataque, devolvendo eventualmente a foice ao seu legítimo dono.

Enma

Enma pertencia anteriormente ao lendário Samurai Kozuki Oden. Após sua morte, suas espadas foram passadas aos seus filhos. Kozuki Hiyori recebeu a Enma, batizada em homenagem ao deus japonês dos mortos, mas posteriormente passou para Roronoa Zoro, que havia acabado de devolver Shusui ao País de Wano.

Enma é uma espada extremamente potente que muito poucos mestres de espada são capazes de empunhar. Ela tem o hábito de extrair todo o Haki do corpo do usuário. Como resultado, é incrivelmente poderosa, mas às vezes acerta muito mais forte do que Zoro pretende. A lâmina força o combatente do estilo de três espadas a refinar significativamente seu uso de Haki, e durante sua luta com o Rei dos Piratas das Feras, ela até começa a utilizar o poderoso Haki do Conquistador de Zoro.

Veja mais:

Houve um homem que conquistou tudo aquilo que o mundo tinha a oferecer, o lendário Rei dos Piratas, Gold Roger. Capturado e condenado à execução pelo Governo Mundial, suas últimas palavras lançaram legiões aos mares. “Meu tesouro? Se quiserem, podem pegá-lo. Procurem-no! Ele contém tudo que este mundo pode oferecer!”. Foi a revelação do maior tesouro, o One Piece, cobiçado por homens de todo o mundo, sonhando com fama e riqueza imensuráveis… Assim começou a Grande Era dos Piratas! 

One Piece é uma criação de Eiichiro Oda e começou sua serialização pela revista semanal Shonen Jump, da Shueisha, em 1997. Desde então, se tornou um sucesso comercial e crítico em todo o mundo, com muitos dos volumes quebrando recordes de impressão no Japão.

No Brasil, o mangá é publicado pela Panini. Os novos episódios da adaptação em anime são disponibilizados na Crunchyroll com áudio original e legendas, em simulcast com a TV japonesa, todos os sábados, às 23h, horário de Brasília. A versão dublada está disponível na Netflix, Pluto TV e HBO Max.



Comentários