Comentários

Os Exames Chunin da série original Naruto seguiram o típico clichê do arco do Torneio nos shonens, e considerando o número de fãs que ainda insistem que é o melhor arco da franquia, Masashi Kishimoto deve ter feito algo certo. Os shinobi em Naruto são divididos em três classificações principais: Genin, Chunin e Jonin. Ao se formar na academia ninja, um shinobi é concedido o posto mais baixo de Genin. A única maneira de avançar para Chunin é participar de um exame de seleção anual. O Exame Chunin muda consistentemente ao longo dos anos, mas é sempre uma série de testes rigorosos destinados a garantir que apenas os melhores sejam agraciados com a patente de Chunin.

Como os Chunin são capazes de liderar suas próprias missões e lidar com muito mais responsabilidades, apenas shinobi habilidosos e poderosos o suficiente são permitidos a se formar nessa patente. Quando Naruto fez o Exame Chunin, os Jonin já haviam começado o processo de triagem dos Genin que participariam antes mesmo do início oficial. Naruto, Sakura e Sasuke foram testados individualmente por Kakashi. Ele simulou diferentes ataques neles para testar sua prontidão para o exame e o trio passou facilmente. Outra tentativa de frustrá-los foi feita quando os supervisores do exame lançaram um simples genjutsu em todo o local. Apenas os genin perspicazes o suficiente para perceber que eles não haviam realmente saído do segundo andar conseguiram se inscrever para o primeiro teste real.

O Teste Escrito

O primeiro Exame Chunin aparentava ser um exame escrito, muito parecido com um teste padronizado regular que os shinobi estariam acostumados na academia ninja. Não foi até que os aspirantes a Chunin começaram a trabalhar que perceberam a reviravolta oculta no exame. Cada uma das 9 questões era mais difícil do que a anterior, e todas estavam muito além do que se poderia razoavelmente esperar que um Genin conseguisse resolver. A maioria percebeu que o verdadeiro objetivo do exame era testar sua capacidade de coletar informações.

Ao invés de um sistema de recompensa por pontos, os Exames Chunin eram pontuados com base em um sistema de dedução. Cada participante do exame tinha um supervisor de Chunin designado, monitorando seus movimentos em busca de qualquer sinal de trapaça no exame. Como o exame era destinado a testar a habilidade do potencial Chunin de observar discretamente seus arredores sem atrair suspeitas, uma penalidade de 2 pontos era aplicada para cada instância de trapaça que seus observadores registrassem. Se um candidato fosse pego trapaceando 5 vezes, ele e o restante de seu esquadrão de 3 pessoas eram automaticamente desclassificados do exame.

A décima e última questão veio com mais uma reviravolta. Ibiki Morino, o examinador do exame, deu um conjunto único de regras. Os candidatos foram apresentados com uma décima e última questão. Não era obrigatório para nenhum candidato tentá-la. Se eles decidissem responder e respondessem corretamente, avançariam para a próxima parte do teste. Se optassem por tentar a questão, mas não respondessem corretamente, seriam banidos de participar do Exame Chunin novamente. No entanto, como não eram obrigados a participar, qualquer um que optasse por não responder e salvar suas chances de se tornar Chunin no futuro, seria forçado a desistir do exame junto com seus companheiros de equipe.

Naturalmente, essas circunstâncias difíceis forçaram vários candidatos a desistir. Uma vez que Ibiki teve certeza de que mais ninguém iria desistir voluntariamente do exame, ele passou o restante dos Genin que permaneceram em seus assentos. Ele explicou que a pressão adicional da décima questão era apenas para testar sua determinação. Apenas aqueles que estavam dispostos a arriscar tudo para não colocar em perigo seus colegas de equipe eram dignos de se tornar Chunin.

A Floresta da Morte

A segunda etapa do Exame Chunin tinha o objetivo de testar as habilidades de sobrevivência dos potenciais Chunin em cenários de batalha simulados. Cada equipe recebeu um Pergaminho do Céu ou da Terra e foi cercada dentro de uma grande área de treinamento conhecida como a Floresta da Morte. O objetivo do exame era para cada equipe sobreviver na Floresta por 5 dias e se reunir em uma torre no centro da floresta. Uma equipe só poderia passar dessa etapa do exame se chegasse à torre com ambos um Pergaminho do Céu e um da Terra. Mesmo que não fosse explicitamente dito, eles eram incentivados a atacar uns aos outros, ou pelo menos roubar um pergaminho que fosse o oposto do que lhes tinha sido atribuído, por quaisquer meios necessários.

O apelido sinistro da Floresta da Morte não foi dado de forma leviana. Além do perigo que os outros participantes representavam, era habitada por várias espécies perigosas de animais, incluindo cobras gigantes, enxames mortais de sanguessugas sugadoras de sangue e tigres selvagens. Essa etapa do exame abrangia todos os aspectos potenciais de sobrevivência com os quais um Chunin teria que lidar no campo. Eles tiveram que buscar refeições durante sua estadia de 5 noites na floresta, montar acampamento sem alertar equipes rivais para sua posição e se defender contra emboscadas da fauna da floresta. Mesmo que uma equipe conseguisse sobreviver ao desafio, chegar à torre sem os dois pergaminhos diferentes resultaria em sua desqualificação.

A Fase Semi-Final do Exame Chunin

O grupo de Genin que participou do Exame Chunin de Naruto era especialmente habilidoso. Sete grupos de esquadrões de 3 homens completaram com sucesso a etapa anterior, mais do que o dobro do número que os organizadores esperavam. Kabuto optou por desistir voluntariamente, deixando um número par de 20 candidatos ainda na disputa para se tornarem Chunin. Para reduzir ainda mais seus números, foi organizada uma rodada preliminar de batalhas um contra um entre aqueles que chegaram a essa fase.

A etapa do torneio acabou sendo a mais brutal até então. Os participantes em cada combate foram selecionados aleatoriamente, não importando o quão desigual cada confronto parecesse. Eram batalhas sem restrições, onde a vitória era decidida apenas se uma das partes se retirasse voluntariamente do combate, ou não conseguisse mais lutar. Os dez finalistas que passaram por esta etapa foram Shikamaru Nara, Temari, Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha, Shino Aburame, Kankuro, Neji Hyuga, Dosu Kinuta e Gaara.

A Fase Final dos Exames Chunin

A fase final dos Exames Chunin consistiu em batalhas um contra um semelhantes às suas etapas preliminares, mas essas lutas seriam mais de perto monitoradas. Ao invés de um simples jogo de eliminação, as lutas eram observadas com um olhar mais aprofundado. Simplesmente vencer o oponente não garantia que alguém se tornasse Chunin, mas sim o seu julgamento durante a luta que era observado, bem como sua habilidade de se adaptar a estratégias fracassadas, gerenciamento de chakra e quão bem podiam enganar seu oponente.

O único Genin que acabou atendendo aos padrões deste teste foi Shikamaru Nara, e sua promoção foi um exemplo do tipo de qualidades que este teste deveria descobrir. Shikamaru desistiu voluntariamente de sua luta com Temari, apesar de estar a centímetros de vencer. Ele sabia que se tentasse reivindicar a vitória, estaria vulnerável a um contra-ataque devido às suas reservas baixas de chakra e decidiu cortar suas perdas, encerrando o combate em seus próprios termos. Felizmente, Shikamaru já havia impressionado a banca de examinadores com sua inteligência e estratégia especializada. Sua decisão de última hora foi a confirmação final de que ele merecia a patente de Chunin. Mesmo entre aqueles que venceram suas lutas, nenhum mostrou as qualidades de um Chunin melhor do que Shikamaru. A fase final testou tudo o que era necessário para estabelecer Chunin excepcionais, e o Ataque de Konoha colocou essas habilidades à prova antes do término oficial do exame.