Comentários

Os fãs de Bleach sempre imaginaram que o motivo do final do mangá ter sido tão corrido e com diversas pontas soltas era a interferência dos editores da revista Shonen Jump. Afinal, quem está acostumado com o funcionamento da indústria, sabe que muitas vezes os editores interferem fortemente no desenvolvimento da narrativa dos mangás. Entretanto, Tite Kubo revelou que isso não ocorreu em Bleach.

Recentemente, Tite Kubo participou de uma entrevista no Youtube com o popular youtuber japonês Sakuma. Segundo ele: "Bem, eu sou o tipo de escritor que realmente não tem reuniões com meu editor". Durante a conversa, Kubo afirmou que não tinha muitas reuniões com seus editores e que suas ordens costumavam ser seguidas, algo surpreendente com o que sabemos sobre o funcionamento das revistas de mangás. 

bleach
Reprodução/ GameVício

O mangaká de Bleach ainda deu mais alguns detalhes sobre a dinâmica com seus editores: "Quer dizer, quando eu estava serializando, meu editor vinha pegar o manuscrito assim que estava pronto. Eu dizia a eles: 'Semana que vem, vai ser assim', e então eles iam embora". E, ele também revelou se os seus editores aceitavam facilmente suas ordens: "É mais como se eu não tivesse dado a eles nenhuma outra opção."

Aparentemente, os editores de Kubo deram maior liberdade para ele, provavelmente, porque ele já tinha uma história bem definida em sua cabeça e para onde gostaria de levar seu mangá. Diferente de alguns mangakás que precisam de ajuda de seus editores para terem ideias de novos arcos.

Veja mais:

No entanto, ele também parece ter tido sorte, pois sabemos que existem editores muito mais rígidos que gostam de ter um forte controle sobre os mangakás e as histórias que eles contam. Por um lado, é bom ver que existem editores que dão maior liberdade aos criadores, por outro, talvez um editor mais firme teria ajudado Kubo a não cometer alguns erros bastante conhecidos de Bleach

Fonte: Comic Book



Comentários