Comentários

O novo filme do Studio GhibliThe Boy and the Heron (O Menino e a Garça), arrecadou por volta de 7,41 bilhões de ienes (cerca de US$ 50,6 milhões) e vendeu 4,95 milhões de ingressos na bilheteria doméstica até o momento.

O último longa de Hayao Miyazaki (A Viagem de Chihiro, Meu Amigo Totoro, O Castelo Animado) está em cartaz nos cinemas japoneses desde 14 de julho. A animação se tornou a maior estreia da história do estúdio, arrecadando 2,149 bilhões de ienes em seu primeiro fim de semana.

Vale lembrar que o longa não teve campanha de marketing antes da estreia, tendo recebido apenas um pôster, e pode ter sido o filme mais caro da história do Japão. Recentemente, foram divulgadas as primeiras imagens da produção.

The Boy and the Heron fará sua estreia internacional na abertura do Festival Internacional de Cinema de Toronto, em 7 de setembro. Nos EUA, a primeira exibição ocorrerá no New York Film Festival (NYFF); já na Europa, o filme terá estreia no Festival de Cinema de San Sebastián.

Veja mais:

Anteriormente, o filme estava sendo provisoriamente chamado de How Do You Live?, que é a tradução literal do título original em japonês (Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka) e o nome do livro que inspirou a trama.

Mas ao anunciar o lançamento nos cinemas norte-americanos para 2023, a distribuidora GKIDS revelou o título oficial em inglês.

O co-fundador e vice-presidente do Studio Ghibli, Toshio Suzuki, que também atuou como produtor do longa, foi responsável pela ideia de não marketing. Ele queria resgatar a época quando se ia no cinema sem saber muito sobre o filme, ao contrário dos tempos atuais com excesso de informação.

Miyazaki demonstrou receio com a estratégia, mas decidiu confiar em Suzuki. No fim, o resultado foi positivo. Além de ter se tornado a maior estreia da história do estúdio, batendo o recorde de A Viagem de Chihiro, a animação teve a maior arrecadação de abertura em salas IMAX na história do Japão.

O ator Soma Santoki, de 18 anos, dá voz ao protagonista Mahito Maki na dublagem original. Takeshi Honda (Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, Rebuild of Evangelion) é o diretor de animação.

Joe Hisaishi (A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro) compôs a trilha musical, enquanto Kenshi Yonezu, conhecido pelos temas de abertura de Chainsaw Man e My Hero Academia, interpretou a música-tema intitulada “Chikyūgi” (Globo).