Comentários

Hayao Miyazaki é um dos fundadora do Studio Ghibli e diretor de diversas animações premiadas. Apesar de seus filmes normalmente serem leves, de auto astral, e infantis, Miyazaki é uma pessoa bastante pessimista e irônica, pois ele tem bastantes críticas a vida moderna do ser humano, apesar de ter bastante otimismo no futuro.

Leia, a seguir, algumas das frases mais impactantes do diretor, que falam tanto sobre seus filmes, como sobre sua vida e sobre a sociedade atual.

Hayao Miyazaki
Reprodução/ Mídia Ninja

14) “Quando você assiste à versão legendada, provavelmente está perdendo muitas coisas. Há uma camada e uma nuance que você não vai entender. O cinema cruza tantas fronteiras hoje em dia. Claro que vai ser distorcido.” 

13) “Os ilustradores da Pixar são pessoas que eu prezo, não estamos em competição. Nosso relacionamento é baseado na amizade.” 

Veja mais:

12) “Hoje, todos os sonhos da humanidade são amaldiçoados de alguma forma. Sonhos lindos, mas amaldiçoados.”

Muitas das crenças de Hayao Miyazaki são colocadas em seus filmes, assim como suas reflexões sobre a humanidade. Em Vidas ao Vento, nosso protagonista Jiro Horikoshi se esforça ao máximo para se tornar um engenheiro aeronáutico, com o objetivo de ajudar seu povo, mas, no fim, seu primeiro avião é usado para a guerra.

Reprodução/ Domestika

11) “Meu processo é pensar… pensar… e pensar. Se você tiver uma maneira melhor, por favor, me avise.”

Hayao Miyazaki pode ser um gênio do cinema, mas boa parte de seu trabalho não vem apenas de seu talento, mas de muito esforço, reflexão, e refinamento de ideias.

10) “Alguém é diferente aos 18 ou 60 anos? Acredito que a pessoa permanece a mesma.”

Para o diretor, a idade não interfere na criatividade humana e no poder de criação. A própria vida de Miyazaki é um grande exemplo disso, já que ele vive anunciando sua aposentadoria, mas nunca consegue ficar muito tempo parado, e sempre acaba voltando para um novo filme.

9) “Eu gostaria de fazer um filme para dizer às crianças ‘É bom estar vivo’.”

8) “A violência é inata nos humanos. A verdadeira questão é como controlá-la.”

Para o diretor, é necessário explicar aos jovens a violência, por isso, ele fez filmes como A Princesa Mononoke. Todos nós iremos testemunhar a violência, independente de nossa idade, portanto, é necessário mostrar a violência aos jovens para ensiná-los sobre o que fazer com ela. 

7) “Muitos dos meus filmes têm protagonistas femininas fortes — garotas corajosas e autossuficientes que não pensam duas vezes antes de lutar pelo que acreditam de todo o coração. Elas precisarão de um amigo ou de um apoiador, mas nunca de um salvador. Qualquer mulher é tão capaz de ser uma heroína quanto qualquer homem.”

6) “Estou ansioso para quando os desenvolvedores falirem, o Japão ficar mais pobre e as ervas selvagens tomarem conta.”

Hayao Miyazaki tem fortes opiniões sobre o meio ambiente e a conservação do planeta Terra. Seus filmes são repletos de críticas a poluição e destruição ambiental e as guerras.

5) “Sem cortes.”

Segundo boatos, Harvey Weinstein, ex-produtor de cinema e criminoso condenado, queria cortar pedaços dos filmes do Studio Ghibli para distribuir para o público americano. Foi quando Miyazaki disse essa frase. Mais tarde, Toshiro Suzuki, cofundador e produtor do Studio Ghibli, entregou uma katana a Weinstein e reforçou a fala: “Sem cortes“.

Reprodução/ CBR

4) “Pessoalmente, sou muito pessimista. Mas quando, por exemplo, um dos meus funcionários tem um bebê, você não pode deixar de abençoá-lo para um bom futuro.”

3) “Os vilões são todos partes de mim.”

Quando Hayao Miyazaki disse essa frase, ele estava assumindo a responsabilidade por todas as coisas que ele absorve do mundo em sua vida, como a violência, a ganância, a cobiça, e outros. Uma responsabilidade que todos deveriam assumir para assim encontrarem uma solução para não cair em ciclos destrutivos, de violência e de disseminação do ódio.

2) “Nós retratamos o ódio, mas é para retratar que há coisas mais importantes. Nós retratamos uma maldição para retratar a alegria da libertação.”

1) “Acredito que as histórias têm um papel importante na formação dos seres humanos, que podem estimular, surpreender e inspirar seus ouvintes.”

Fonte: CBR