Comentários

Ontem, dia 18 de dezembro, comentamos sobre o silêncio que havia se estabelecido desde que a Sony confirmou que estava negociando a compra da Kadokawa, empresa japonesa que participa de quase todos os processos de produção de mangás e animes. 

Hoje, dia 19 de dezembro, as empresas anunciaram a assinatura de um acordo que prevê a aquisição de 10% das ações da Kadokawa pela Sony. Esse acordo entrará em vigor em 7 de janeiro de 2025, e tornará a Sony a maior acionista da Kadokawa.

sony kodakawa
Reprodução/ O Vício

A Sony agora terá 12.054.100 novas ações da empresa japonesa, compradas por 50 bilhões de ienes. O foco desse novo empreendimento são os animes, já que ambas as empresas são importantes nesse cenário. Segundo o press release, o acordo resultará em:

iniciativas para adaptar a propriedade intelectual da KADOKAWA em filmes live-action e dramas de TV globalmente, coproduzir trabalhos de anime, expandir a distribuição global dos trabalhos de anime da KADOKAWA por meio do Sony Group, expandir ainda mais a publicação dos jogos da KADOKAWA e desenvolver recursos humanos para promover e expandir a produção virtual”.

Veja mais:

A Kadokawa possui uma das maiores bibliotecas de mangás, animes e light novels do Japão. De acordo com Takeshi Natsuno, CEO da KADOKAWA:

Estamos muito satisfeitos em concluir este acordo de aliança de capital e negócios com a Sony. Espera-se que esta aliança não apenas fortaleça ainda mais nossas capacidades de criação de IP, mas também aumente nossas opções de mix de mídia de IP com o suporte da Sony para expansão global, permitindo-nos entregar nosso IP a mais usuários ao redor do mundo. Estamos confiantes de que isso contribuirá muito para maximizar o valor de nosso IP e aumentar nosso valor corporativo a médio e longo prazo. Pretendemos fazer o máximo para garantir que nossos esforços colaborativos com a Sony produzam grandes resultados no mercado global.”

Já Hiroki Totoki, presidente, COO e CFO da Sony Group Corporation, disse:

Por meio dessa aliança de capital e negócios, nos tornaremos o maior acionista da KADOKAWA, que cria consistentemente uma ampla variedade de IP, incluindo publicações e livros, como light novels e quadrinhos, bem como jogos e anime. Ao combinar o amplo ecossistema de IP e criação de IP da KADOKAWA com os pontos fortes da Sony, que promoveu a expansão global de uma ampla gama de entretenimento, incluindo anime e jogos, planejamos trabalhar em conjunto para concretizar a estratégia ‘Global Media Mix’ da KADOKAWA, visando maximizar o valor de seu IP, e a visão de longo prazo da Sony, ‘Creative Entertainment Vision’.”

Fonte: Screen Rant