Apesar de Dragon Ball ser uma série icônica, que foi a responsável por tornar os animes mundialmente conhecidos e famosos, há um ponto que causa incômodo nos fãs há algum tempo: as personagens femininas, principalmente as guerreiras. Afinal, onde estão as mulheres super saiyajins?
Caso você não saiba, Akira Toriyama já abordou esse assunto no passado. A Shueisha publicou em 2 de julho de 2004, o TV Anime Guide: Dragon Ball Tenkaichi Densetsu. Esse guia tinha como objetivo trazer informações sobre a adaptação para anime do mangá. A revista estava repleta de artigos e um deles trazia uma entrevista com Toriyama.

Uma das perguntas que ele respondeu foi sobre a ausência de mulheres saiyajins ou guerreiras em Dragon Ball. Hoje já temos mulheres saiyajins na franquia, mas antigamente elas não eram canônicas.
A resposta de Toriyama foi que, devido à natureza guerreira da raça, ele simplesmente não pensou em incluir mulheres em sua história, mas que se tivesse criado a série mais tarde, provavelmente as colocaria no cânone.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- One Piece | Criador comenta sobre empoderar personagens femininas
- Pokémon: Horizontes ganha novo visual
O entrevistador comenta que é raro encontrar personagens femininas fortes em um anime shonen e Toriyama apenas brinca que é difícil derrotar uma mulher.
Nessa época, os shounens não possuíam personagens femininas fortes e elas eram apenas interesses amorosos ou ignoradas.
E como comentado por Toriyama, com o passar dos anos, personagens femininas saiyajins foram se tornando parte da história lentamente. A primeira foi a personagem Pan, neta de Goku. Mais recentemente tivemos a introdução de Caulifla e Kale em Dragon Ball Super.
Infelizmente, a franquia Dragon Ball ainda tem muitos problemas na questão da representação feminina, ainda estando presa ao passado, apesar dos pequenos avanços.
Fonte: Screen Rant
Comentários