Comentários

Os fãs de webtoons, manhwas e manhuas conhecem muito bem o nome Naver. A editora de webtoons é uma das mais famosas na indústria e está por trás do site Webtoon que publica quadrinhos asiáticos, incluindo mangás de forma online. E a empresa não está nem um pouco contente com a pirataria de suas obras e anunciou, recentemente, que entrará com uma ação legal contra mais de 160 sites de pirataria.

Se antes era apenas a indústria dos mangás impressos que estava sofrendo com a pirataria mundial, agora, com a crescente popularidade dos quadrinhos asiáticos digitais, a pirataria tem mirado em outros alvos. Em países como a Coreia do Sul, China e Japão, os webcomics já estão consolidados e a Naver está investindo nessa área, tendo aberto capital na bolsa de valores, através da Webtoon Entertainment. E para coroar esse investimento, ela está tomando medidas legais contra 170 sites de pirataria em todo o mundo.

Webtoon
Reprodução/ Anime United

A Naver e a Webtoon Entertainment tiveram uma queda no preço das ações nas últimas semanas e, aparentemente, eles culpam a pirataria por isso:

"À medida que a cópia e distribuição de conteúdo pela internet prolifera, o risco de pirataria, vendas no mercado cinza, download ilegal, compartilhamento de arquivos ou outras infrações, apropriação indébita e outras violações de nossa propriedade intelectual provavelmente continuará a aumentar... Tomamos várias medidas para prevenir e monitorar o uso não autorizado de nosso conteúdo, incluindo o desenvolvimento de tecnologia proprietária para detectar pirataria e outras medidas tecnológicas."

Veja mais:

Uma intimação do DCMS já foi feita no Texas e exige que a Cloudfare entregue os dados pessoais dos proprietários de diversos sites de pirataria. Na lista de sites estão 170 domínios exclusivos, incluindo algumas das páginas mais populares de leitura de mangás e webtoons nos Estados Unidos. Na intimação é dito: 

"O objetivo da intimação que a acompanha é obter a identidade do(s) suposto(s) infrator(es) de direitos autorais no controle do(s) domínio(s)/site(s) da internet listados na intimação. As informações obtidas serão usadas apenas para proteger os direitos concedidos ao meu cliente".

Webtoon
Reprodução/ Revista KoreaIN

Ainda não temos informações sobre o desenrolar desse pedido e nem como a Cloudfare irá agir. No entanto, caso os sites citados na intimação sejam fechados, isso irá impactar profundamente seus leitores e outras páginas ligadas a eles. E essa não é a primeira vez que o Webtoon entrou com uma ação legal contra sites de pirataria, pois a empresa já conseguiu fechar cerca de 150 sites do tipo.

Será que os sites de pirataria no Brasil também serão afetados? Já tivemos editoras de mangás conseguindo derrubar sites brasileiros que traduziam e postavam obras quase simultaneamente com o Japão.

Fonte: Comic Book 



Comentários