Após um peixe vindo das profundezas do oceano chamar a atenção do mundo na semana passada, mais um peixe vira destaque, mas, desta vez, devido a Princesa Mononoke, filme do Studio Ghibli. Uma espécie de peixe-azulejo de águas profundas pertencente à família Branchiostegidae foi descoberta por pesquisadores chineses que o nomearam em homenagem a protagonista do filme.
O peixe raro foi encontrado no Mar da China Meridional a até 200 metros abaixo da superfície. Ele é rosa com listras vermelhas nas bochechas sob os olhos, característica que lembra a heroína do Ghibli. Por isso, ele ganhou o nome de "Branchiostegus sanae", em referência a personagem San de Princesa Mononoke.

Segundo Haochen Huang, autor do estudo que levou à descoberta do peixe: “Encontrar uma nova espécie neste grupo é um evento raro e afortunado, especialmente uma tão distinta quanto Branchiostegus sanae".
Huang também falou sobre a escolha do nome:
“Em Princesa Mononoke, San é uma jovem criada por lobos após ser abandonada por seus pais humanos. Ela se vê como parte da floresta e luta para protegê-la. O filme se aprofunda na complexa relação entre humanos e natureza, promovendo uma mensagem de coexistência harmoniosa entre os dois: algo que esperamos ecoar por meio dessa nomeação."
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Idol de grupo j-pop elogia Rak de Tower of God
- Mangaká de One-Punch Man crítica fãs que não gostam da forma como ele trabalha
O Studio Ghibli é conhecido por sempre trazer em seus filmes a temática da preservação da natureza, e sobre os malefícios que a humanidade pode fazer ao mundo quando tenta destruir o meio ambiente ao invés de coexistir com ele.
Sinopse de Princesa Mononoke:
“Um dia, uma vila calma que reside nas montanhas é atacada por um javali possuído por demônios. Ashitaka, um jovem e príncipe da tribo, enfrenta a criatura na tentativa de salvar sua vila. Durante a batalha, o javali o morde no braço, deixando-o enegrecido e amaldiçoado. Seguindo as tradições de sua vila, Ashitaka é exilado e se torna um andarilho, procurando uma solução para a maldição antes que ela o engula.
Iron Town é uma fortaleza sob a liderança de Lady Eboshi. Através da limpeza das florestas ao redor, Iron Town produz grandes quantidades de Ironsand, usada para pólvora e outras máquinas. No entanto, por causa da destruição das florestas, clãs de animais próximos buscam vingança liderados por uma garota humana do clã Wolf chamada San.
Quando Ashitaka chega a Iron Town, ele descobre a área consumida na batalha. Horrorizado, ele tenta criar paz e fazer amizade com o Clã Wolf. No entanto, após a erradicação da floresta e a guerra em andamento entre humanos e feras, o Espírito da Floresta será misericordioso e aceitará o pedido de Ashitaka para expulsar sua maldição?” (Via Myanimelist)
Fonte: CBR
Comentários