Comentários

A indústria dos mangás está passando por mudanças nos últimos anos, devido ao consumo crescente e internacional das obras, ao avanço das tecnologias, e ao fim de títulos longos populares que movimentaram a economia durante décadas.

Recentemente, vimos alguns dos maiores mangás dos últimos anos chegarem ao fim, como My Hero Academia, Attack on Titan, e Jujutsu Kaisen. Além de que, o aclamado One Piece também está entrando em sua saga final. O fim dessa geração de mangás está abrindo as portas para uma nova ter início e ela já está vindo com grandes mudanças em suas narrativas.

Jump Festa 2025 Weekly Shonen Jump
Reprodução/ Anime Senpai

A nova geração tem seguido linhas pouco ortodoxas, cheias de potencial, refrescantes e que expandem os limites do que as gerações anteriores haviam estabelecido. Veja a seguir, em ordem, os 10 melhores mangás da nova geração, segundo o site CBR.

10. After God 

Reprodução/ Crunchyroll

Uma fantasia sombria, assustadora e reflexiva sobre como sobreviver em um mundo infestado de misteriosas criaturas gigantes. Além de ter uma construção detalhada de mundo e uma narrativa de progressão diferenciada. O mangá tem apenas 70 capítulos.

O Japão foi invadido por Deuses, deixando Zonas de Perigo gigantes onde antes havia paisagens urbanas. Enquanto patrulhava a área, o pesquisador Anti-Deus Tokinaga descobre Kamikura Waka olhando desamparadamente através da cerca de proteção. Em seus olhos, ele vê algo profundo e perigoso. Algo capaz de mudar o mundo…” (Via Comikey)

Veja mais:

9. Hirayasumi 

Reprodução/ Crunchyroll

Um slice of life de arte minimalista, charmoso, e cheio de personagens cativantes. Veja como é maravilhoso deixar as preocupações de lado e viver a beleza mundana do presente.

Com uma visão despreocupada da vida, Hiroto sabe melhor do que ninguém que desacelerar às vezes é a melhor maneira de seguir em frente.

Aos 29 anos, o despreocupado Hiroto Ikuta não tem namorada, emprego em tempo integral ou um plano para o futuro — e ele não poderia estar mais feliz. A atitude despreocupada de Hiroto não é fácil para todos entenderem, no entanto. Em um mundo cheio de ansiedade, confusão e tristeza, Hiroto e as pessoas que o cercam estão apenas fazendo o melhor para descobrir essa coisa chamada vida.

Depois de desenvolver uma amizade improvável com a velha avó rabugenta que mora em seu bairro, Hiroto de repente se vê herdando não apenas a casa dela, mas também algumas emoções bastante difíceis. Sua prima Natsumi, de 18 anos, vai morar com ele, mas como uma estudante de arte em dificuldades, ela tem seus próprios problemas para lidar e pode colocar o estilo de vida tranquilo de Hiroto à prova.” (Via Viz Media)

8. Sakamoto Days 

Reprodução/ Game Arena

Talvez o mangá mais parecido com a geração anterior, Sakamoto Days é uma mistura divertida de comédia, ação e espionagem, mas focada em um personagem que foge do padrão shounen. Aqui temos uma mistura do shounen clássico com uma subversão do mesmo.

Quando Sakamoto conhece Aoi, o balconista da loja de conveniência, é amor à primeira vista — e assim, ele se aposenta.

Sakamoto se casa, tem uma filha, abre uma loja familiar em uma cidade tranquila e se transforma completamente… em um homem plus size. Para garantir uma vida pacífica com sua amada família, o lendário ex-assassino se une a companheiros para enfrentar a ameaça iminente de assassinos.” (Via Netflix TUDUM)

7. Kagurabachi 

Reprodução/ AnimeNew

O novo mangá de sucesso da Jump, começou sua popularidade como uma piada na internet e depois conquistou de verdade seu público. O mangá tem um sistema de poder inventivo e coreografia de combate de tirar o fôlego.

O jovem Chihiro passa seus dias treinando com seu famoso pai ferreiro. Um dia ele espera se tornar um grande fabricante de espadas. O pai pateta e o filho sério – eles achavam que esses dias durariam para sempre. Mas, de repente, a tragédia acontece. Um dia escuro encharcado de sangue. Chihiro e sua lâmina agora vivem apenas por vingança.” (Via Manga PLUS)

6. Witch Hat Atelier 

Reprodução/ Crunchyroll

Esse mangá já existe há muito mais tempo do que a maioria presente nessa lista, mas só se tornou popular recentemente. Uma fantasia clássica, cheia de discussões sobre as consequências do uso de magia e que foge do tropo do bem x mal.

Em um mundo onde todos tomam maravilhas como feitiços mágicos e dragões como certas, Coco é uma garota com um sonho simples: ela quer ser uma bruxa. Mas todo mundo sabe que mágicos nascem, não são feitos, e Coco não nasceu com um dom para a magia. Resignada com sua vida não mágica, Coco está prestes a desistir de seu sonho de se tornar uma bruxa… até o dia em que conhece Qifrey, um mágico viajante misterioso. Depois de ver secretamente Qifrey fazer mágica de uma forma que ela nunca viu antes, Coco logo descobre que o que todo mundo ‘sabe’ pode não ser a verdade, e descobre que seu sonho mágico pode não estar tão distante quanto parece…” (Via Kodansha USA)

Fonte: CBR