Apesar de alguns animes já terem ganhado o Oscar de Melhor Animação, sabemos que a academia costuma ignorar grandes obras primas japonesas a cada nova edição do evento. Sempre existem muitos filmes animados asiáticos que mereciam uma indicação, mas são esnobados por títulos muitas vezes de menor qualidade.
Este ano, segundo o Cinematográficas, há 31 produções elegíveis para o Oscar 2025 de Melhor Animação e entre elas estão cinco animes ao todo. Os filmes são:
- The Colors Within ou Kimi no Iro (Science SARU), por Naoko Yamada
“Totsuko é uma estudante do ensino médio com a habilidade de ver as ‘cores’ dos outros. Cores de felicidade, excitação e serenidade, além de uma cor que ela estima como sua favorita. Kimi, uma colega de classe em sua escola, emite a cor mais bonita de todas. Embora ela não toque um instrumento, Totsuko forma uma banda com Kimi e Rui, um entusiasta de música tranquilo que eles conhecem em um sebo em um canto distante da cidade. Enquanto eles praticam em uma velha igreja em uma ilha remota, a música os une, formando amizades e despertando afeições. Eles descobrirão suas verdadeiras ‘cores’?” (Via GKIDS)
- Ghost Cat Anzu (Shinei Animation) de Yōko Kuno e Nobuhiro Yamashita
“A pré-adolescente precoce Karin se vê abandonada pelo pai no interior do Japão. Morando em um templo com o avô, ela conhece Anzu, um ‘gato fantasma’ gigante e notório vagabundo encarregado de cuidar dela.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Dorama ‘Antártida’ estreia legendado na Netflix
- Editora Rocco anuncia ‘Único: O Despertar’
Desconfiada de seu novo guardião, Karin sabota os biscates de Anzu para os moradores da cidade e faz amizade com os excêntricos espíritos da floresta local. Em um esforço para conquistar Karin, Anzu acidentalmente faz um acordo com o diabo, e o inferno se solta.” (Via GKIDS)
- The Imaginary (Studio Ponoc), por Yoshiyuki Momose
“Nascido da imaginação de uma jovem garota, Rudger é um garoto que ninguém pode ver que vive em um mundo onde as imaginações podem viver e ser comidas por outros. The Imaginary é um filme de fantasia desenhado à mão extraordinariamente tocante e belo, no qual Rudger e seus novos amigos em ‘The Imaginaries Town’ embarcam em uma aventura que ninguém pode ver, correndo o risco do futuro e do destino daqueles que amam.” (Via Studio Ponoc)
- Look Back (Studio Durian), por Kiyotaka Oshiyama
“Ayumu Fujino é uma aluna da quarta série que desenha uma tira de mangá para o jornal da escola. Sua arte a torna a estrela da classe, mas um dia ela é informada de que Kyomoto, uma aluna que se recusa a ir à escola, também gostaria de enviar um mangá para o jornal…” (Via MANGA Plus, editado)
- O Senhor dos Anéis: A Guerra dos Rohirrim (Sola Entertainment e Warner Bros. Pictures), de Kenji Kamiyama.
“O Senhor dos Anéis: A Guerra de Rohirrim acompanha a história não contada por trás do famoso Abismo de Helm, a fortaleza icônica que ajudou na jornada de Aragon, Legolas e Gimli centenas de anos antes da fatídica Guerra dos Rohirrim, contando a vida e os tempos sangrentos de seu fundador, Helm Hammerhand, o rei histórico de Rohan.” (Via Adoro Cinema)
No último Oscar, o filme O Menino e a Garça, do Studio Ghibli, feito por Hayao Miyazaki, foi o grande vencedor da categoria Melhor Animação. Já em 2003 tivemos A Viagem de Chihiro do mesmo estúdio.
Será que este ano teremos mais um filme – anime indicado para o Oscar? E quais as chances de vermos algum dos títulos mencionados anteriormente, como Look Back e The Colors Within, saindo vencedor este ano?
Fonte: ANMTV