Comentários

Os protagonistas de anime estão se tornando menos identificáveis?


Será que os protagonistas de animes mais recentes têm sido escritos de forma diferente dos títulos antigos, o que tem tornado mais difícil se identificar com eles? Ou essa perspectiva do público mais velho de anime tem relação com algo geracional? Recentemente, muitos fãs de animes têm reclamado dos novos protagonistas que têm surgido ao longo dos últimos anos. 

No entanto, se formos comparar os personagens principais de animes ao longo dos tempo, não há nada de muito diferente entre eles. Muito pelo contrário, a maioria parece estar seguindo a mesma fórmula de sempre. Ou seja, o que pode estar influenciando essa percepção de que algo mudou é o próprio público.

shounen
Reprodução/ WatchMojo

Um dos pontos cruciais de uma história é criar uma conexão entre o protagonista e o público. Sem empatizarmos com quem carrega a narrativa, não vamos querer continuar acompanhando as aventuras daquele personagem. E para que isso ocorra, o personagem tem que ser humanizado, ou seja, ter pontos fortes e fracos, cometer erros, ter esperanças e desejos, etc. Ou seja, eles precisam ter camadas. 

Normalmente, nos relacionamos mais com personagens falhos e que enfrentam dificuldades, pois é difícil termos empatia por um personagem perfeito, com a vida perfeita e que não comete erros. Um exemplo de personagem que tem um grande leque de emoções e que isso o torna muito “humano” é Naruto.

one piece e naruto
Reprodução/ O Vício

Veja mais:

Naruto é impulsivo, ingênuo, rebelde, cheio de falhas e erros, empático e determinado. Assim que colocamos os olhos nele, conseguimos entender seus sentimentos e nos colocarmos em seu lugar. Além disso, ver ele superando suas falhas e o preconceito de sua Vila para avançar em seus objetivos e se tornar algo que ninguém acreditava que ele poderia ser é fenomenal. O fato de ele ser um protagonista com tantas fraquezas faz dele autêntico.

E os protagonistas mais atuais? 

Frieren
Reprodução/ Beebom

A maioria continua seguindo essa fórmula. No entanto, se você já é fã de anime há muitos anos e cresceu assistindo a diferentes obras, pode ser que sua percepção de que os novos protagonistas já não são como os antigos, esteja relacionada a suas lembranças de infância. Quando crescemos, é difícil comparar aqueles personagens que nos encantaram e cativaram em nossa infância com outros novos, pois o querido personagem que crescemos amando tem um lugar especial em nossa vida e, isso nos causa uma percepção de que tudo que vem depois não chega aos pés dele.

A nostalgia fará com que fãs mais velhos tenham dificuldade de se apegar a novos personagens e animes. E isso é normal. Principalmente, porque temos medo de perceber que nosso querido personagem dos anos 90 não era tão bem escrito quanto pensávamos e que ele foi superado por alguém da atualidade. 

Além disso, talvez você precise mudar um pouco de perspectiva, pois se continua assistindo animes shounen, que são mais voltados para adolescentes, pode ser que essas histórias já não te cativam tanto, pois você já está em outra faixa etária. Se der uma chance a animes voltados para adultos, como seinen e josei, pode voltar a se apaixonar intensamente por um personagem como antigamente. Pois, os personagens adultos desses animes estão mais próximos da sua realidade e seriam mais identificáveis.

anime shounen
Reprodução/ CBR

Que tal tentar alguns títulos como Death Parade (2015), Wotakoi: Love Is Hard For An Otaku (2018), Sign of Affection (2023) e Bartender (2024)?

Mas, há também problemas na indústria dos animes que podem dificultar sua relação com os novos personagens, como a falta de representatividade. Apesar disso, muitos novos animes têm se esforçado para fugir um pouco da fórmula e expandiram ela para outros caminhos, com personagens principais de caráter duvidoso, ou que lidam com questões mais complexas, subjetivas e até filosóficas.

Para fãs de anime mais velhos ou fãs de anime presos em uma rotina das mesmas tendências de anime, pode parecer que a escrita e o desenvolvimento dos protagonistas pioraram. A verdade é que o desenvolvimento do personagem é um dos maiores pontos fortes do anime, especialmente quando novas perspectivas ganham tempo no ar. Quer os fãs percebam ou não, há alguns animes mal escritos até mesmo dos anos 90 e a nostalgia sempre fará uma série ou personagem parecer melhor do que realmente é. Focando nas séries mais recentes, há muitos protagonistas de anime que estabeleceram novos padrões para o que torna um personagem relacionável — os espectadores só precisam estar prontos para novas histórias serem contadas.” (Via CBR

Fonte: CBR



Comentários