Comentários

O uso de CG em animes sempre foi muito polêmico e, apesar de hoje em dia sabermos que muitas animações japonesas são desenvolvidas através de uma mistura de 2D e 3D, obras que tem essa técnica em grande evidência costumam sofrer críticas negativas. E, um dos estúdios de animação mais conhecido por usar CG é o Orange Studio, que aplicou a técnica em animes como Trigun Stampede e Beastars.

O produtor Daigo Ikeda, do Orange, resolveu comentar essa polêmica e explicar o motivo do estúdio investir nesse tipo de animação em seus animes: 

O design original é realmente importante nos personagens. Replicar o estilo de arte não é o objetivo, mas replicar os comportamentos como animação é o objetivo principal. Então, com base nesse objetivo principal, redesenhamos a aparência dos personagens para basicamente descrever melhor a singularidade do personagem.”

Orange
Reprodução/ Marcos CZAR

O Orange não está apenas tentando replicar métodos existentes, mas tentando interpretar e criar os nossos próprios também. Então, dependendo de qual influência, as coisas estão sendo alteradas. Em termos de motivação, nosso CEO, [Eiji] Inomoto, foi fortemente influenciado por Toy Story para tentar abordar a animação CG, então muita influência vem direto do começo.”

Veja mais:

Os animes do Orange não são feitos 100% em CG, mas usam uma mistura com animação desenhada à mão. Apesar do CG estar cada vez mais presente na indústria dos animes, a grande maioria dos fãs não gosta desse tipo de técnica, algo que foi confirmado no começo deste ano, através de um artigo do The New York Times.

Reprodução/ O Vício

Como os fãs não estão acostumados a CG, muitos estúdios tem usado justamente uma mistura de técnicas para atenuar a estranheza e ir acostumando o público com a animação feita por computador. Isso é visto em animes como O Menino e a Garça, do Ghibli, que usou um pouco de CG, sendo que a maior parte do trabalho foi feito à mão. 

De acordo com Atsushi Okui, diretor de fotografia de O Menino e a Garça, ao The Times, no Studio Ghibli, o CG é “uma ferramenta complementar na produção gráfica que coloca a animação 2-D desenhada à mão como seu eixo principal. Espero que no Japão a mudança [para ferramentas digitais em vez de trabalho desenhado à mão] não ocorra tão completamente.”.

Fonte: Otaku USA Magazine