A última grande polêmica de One Piece ocorreu no arco Wano, com a introdução do personagem Yamato. Apesar de ter se tornado rapidamente querido pelos fãs, como o filho de Kaido possui o corpo de uma mulher, mas se refere a si mesmo no gênero masculino, muitas discussões surgiram a respeito de seu gênero.
Essa polêmica durou o arco inteiro e muito se debateu sobre se Yamato deveria ser tratado no masculino ou feminino. O tradutor do mangá One Piece nos EUA, deu uma entrevista recente para o site Gizmodo, abordando pela primeira vez esse assunto.
![one piece](https://muramasa.com.br/wp-content/uploads/2025/02/one-piece-yamato-jpg-an-w-1024x555.webp)
Stephen Paul afirmou que os tradutores de One Piece em geral tiveram muita dificuldade na escolha dos pronomes para Yamato. Segundo o tradutor, Yamato sempre se refere a si mesmo como um homem, no entanto, os produtos da franquia, como o jogo de cartas oficial, se referem a ele como uma mulher. E isso apenas joga mais lenha na fogueira da polêmica em relação ao gênero do personagem.
Paul também falou sobre a dificuldade das línguas. Pois o japonês pode usar palavras sem gênero, já o inglês e outras línguas precisam determinar o gênero. Portanto, até quando o mangá não usa marcadores de gênero para Yamato, os tradutores são obrigados a usar.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Frieren lançará colaboração inusitada com Inuyasha
- Crossover das Tartarugas Ninjas e Naruto estreia amanhã
Outro problema envolve o fato de que a história de One Piece ainda está em andamento. E as escolhas que os tradutores fizerem agora, podem causar grandes problemas no futuro. Afinal, pode ser que no fim do mangá, Eiichiro Oda decida usar pronomes femininos para Yamato, o que tornará o trabalho dos tradutores um inferno.
Portanto, a polêmica vai muito além do gênero do personagem, e se ele é trans ou não, ela também envolve a forma como os tradutores irão traduzir a obra. O que pode até mesmo fetar a percepção dos fãs sobre Yamato.
Ainda vale lembrar que Oda nunca teve problema em colocar em sua história personagens gays ou trans, havendo inúmeros casos do tipo. No entanto, o único que causou tamanha polêmica foi Yamato, já que é um personagem importante e que pode futuramente se tornar um Chapéu de Palha. E, infelizmente, muitos fãs têm preconceito contra a comunidade trans.
Fonte: Screen Rant
Comentários