Comentários

O longa One Piece: RED já está em cartaz nos cinemas do Japão e o filme trouxe algumas revelações canônicas sobre Shanks, que continua sendo um personagem misterioso até hoje. Durante 25 anos, os fãs de One Piece nunca tiveram informações sobre a história e as habilidades de Shanks nem mesmo no mangá. Mas, esse novo filme da franquia conta um pouco sobre a origem do personagem e a história de sua filha, Uta.

Todas essas informações são exclusivas do filme, sendo mostradas ao público após a estreia. Confira a história de origem de Shanks e um pouco das suas habilidades que foram reveladas apenas neste filme.

A história de Shanks

O filme conta a história de como Shanks entrou para a tripulação de Gol D. Roger e o nome de sua família. Antes de se tornar um Yonkou e ter uma grande fama como pirata, Shanks foi um aprendiz na tripulação de Roger junto com Buggy. Os dois aprendizes eram grandes amigos e viajaram em muitas aventuras, mas não chegaram a ir até Laugh Tale com o resto de seu bando.

Shanks passou toda sua infância com os piratas de Roger e o mangá nunca contou como ele entrou para a tripulação, onde ele nasceu e quem é sua família. As revelações do filme contam que Shanks nasceu há 39 anos atrás na história.

Roger encontrou um bebê junto com o tesouro que ele havia pegado no incidente de God Valley, que aconteceu há 38 anos atrás. Esse bebê era Shanks com um ano de idade e parece que ele foi encontrado no mesmo dia que os grandes Piratas Rocks se dissolveram. Desde então, Shanks cresceu no navio de Roger e viajou com os piratas até a tripulação ser dissolvida há 25 anos atrás.

Depois que Roger encontrou o lendário tesouro One Piece, ele ganhou o título de Rei dos Piratas, mas, logo em seguida, se entregou à Marinha porque já estava seriamente doente e atingiu todos os seus objetivos. Assim, Roger foi executado e começou a Grande Era dos Piratas há 24 anos atrás.

Quando ele cresceu, Shanks montou sua própria tripulação, e sua recompensa era 1.004.000.000 de berries há 12 anos atrás, na época que Luffy era uma criança ainda. Sua reputação foi crescendo até ele ficar conhecido como o Ruivo e se tornar um dos Yonkou como Barba Branca, Kaido e Big Mom.

Além disso, os Gorosei falam que Shanks pertence à Família Fearland, um nome desconhecido que nunca foi mencionado em One Piece antes. Por Shanks ter sido encontrado em God Valley, existe a possibilidade desse nome ser da linhagem dos Tenryuubito ou de uma família nobre ligada ao Governo Mundial.  

Poderes e habilidades

Até agora, pouco se sabe sobre as habilidades de Shanks, ele deu pequenas demonstrações de força, mas nunca o vimos lutar de verdade. Ele luta usando sua espada Gryphon e é um usuário de Haki bem experiente como Roger e Rayleigh. Suas habilidades de esgrima também são impressionantes já que ele competiu com Dracule Mihawk em vários duelos conhecidos como lendas na Grand Line.

O Haki é a habilidade mais notável de Shanks nas batalhas e o nível de sua força vai além de qualquer outro que já tenhamos visto em One Piece. Nos últimos capítulos do mangá, Shanks mostra o nível do seu Haki do Rei e ele é forte o bastante para afetar até mesmo um Almirante da Marinha. Até o momento, nenhum personagem já mostrou um Haki com essa força tão intimidadora, e o filme apresenta cenas que exaltam ainda mais a superioridade de Shanks.

Assim como foi com o Almirante Ryokugyu no mangá, os Almirantes Kizaru e Fujitora sentem a pressão esmagadora do Haki do Rei de Shanks em uma cena do filme. Shanks também é conhecido como o “Assassino de Hakis da Observação” porque seu Haki pode impedir que os seus oponentes prevejam o futuro.

Outra habilidade inédita que Shanks mostrou foi a capacidade de liberar chamas em sua espada para usar nos seus ataques. Os detalhes sobre como Shanks é capaz de fazer isso não foram revelados, mas deve ser uma habilidade do seu Haki ou da espada Gryphon.

A relação de Shanks e Uta

Durante os trailers, introduziram Uta, uma nova personagem da série que diz ser filha legítima de Shanks. Ela foi encontrada em um baú do tesouro por Shanks há 19 anos atrás da mesma forma que Roger o encontrou 38 anos atrás. Shanks passou a cuidar de Uta como sua filha, mas eles tiveram que se separar depois de um incidente.

Uta também conheceu Luffy e eles foram grandes amigos na infância. Ela passou a sentir desprezo pelos piratas depois que Shanks a deixou. Por isso, Uta pede para Luffy desistir de ser um pirata, mas ele obviamente não aceita porque o seu sonho é ser o Rei dos Piratas.

Uta também é uma usuária de Akuma no Mi, sua fruta é a Uta Uta no Mi (Fruta da Canção), que tem a capacidade de fazer as pessoas dormirem após ouvirem a canção do usuário. Depois de dormirem, a consciência de todos vai para o “Mundo dos Sonhos”, uma outra realidade que Uta pode controlar como quiser. No mundo real, Uta também pode controlar os corpos adormecidos como pessoas sonâmbulas. 

Quando Shanks encontrou Uta como um bebê, ele cantou uma canção para fazer ela parar de chorar e isso deve ter despertado o seu desejo de virar uma cantora. Uta acabou sendo criada por Gordon, um homem que promete cuidar da filha de Shanks e fazê-la virar a grande cantora que vemos no filme.

Uta é a cantora mais amada do mundo. Renomada por colocar sua própria identidade enquanto canta, sua voz é descrita como “de outro mundo”. Agora, pela primeira vez, Uta viajará o mundo para um show ao vivo. Com as vendas esgotadas por todos os tipos de fãs – piratas animados, a Marinha assistindo de perto, e os Chapéus de Palha liderados por Luffy que simplesmente veio para aproveitar a performance musical dela -, a voz que o mundo inteiro aguarda está prestes a ressoar. A história começa com o chocante fato de que ela é a filha de Shanks.

Produzido pela Toei Animation, o filme conta com direção de Goro Taniguchi (Code Geass) e roteiro de Tsutomu Kuroiwa (One Piece Film Gold). O autor do mangá, Eiichiro Oda, é produtor executivo.

Veja mais:

One Piece é uma criação de Eiichiro Oda e começou sua serialização pela Weekly Shonen Jump da Shueisha em 1997. Desde então, se tornou um sucesso comercial e crítico em todo o mundo, com muitos dos volumes quebrando recordes de impressão no Japão.

No Brasil, o mangá é publicado pela Panini e os novos episódios do anime são lançados pela Crunchyroll nos sábados, às 23h. A versão dublada está disponível na NetflixPluto TV e HBO Max.