Comentários

Os fãs de One Piece foram pegos de surpresa esta semana quando um novo capítulo do mangá foi lançado pela Shōnen Jump, da Shueisha, de forma digital. Pois, o capítulo 1135 só deveria sair daqui há alguns dias e, obviamente, não em francês, o que ocorreu. 

Acidentalmente, o site Manga Plus disponibilizou uma versão digital do capítulo #1135 de One Piece, sendo a plataforma responsável por fornecer mangás para a América do Norte. Mesmo as páginas estando em francês, são uma prévia legal que os fãs podem olhar caso estejam muito curiosos sobre o novo capítulo.

one piece
Reprodução/ Crunchyroll

O mais irônico da situação é que a Shōnen Jump vem lutando vigorosamente nos últimos anos contra a pirataria de mangás. No entanto, desta vez, foi ela mesma a responsável por encorajar os piratas contra quem vem lutando.

Segundo o site Screen Rant:

Veja mais:

“Como uma das críticas mais veementes da distribuição antecipada não autorizada de sua propriedade intelectual, a Shōnen Jump frequentemente argumenta que tais lançamentos podem minar o trabalho duro dos criadores — a verdadeira força vital da indústria. Neste caso, embora o lançamento antecipado de One Piece não tenha sido resultado de pirataria, isso inevitavelmente levará a versões pirateadas do capítulo. Com acesso gratuito à edição em francês, os piratas podem facilmente traduzi-la para outros idiomas e distribuí-la sem autorização, dias antes do lançamento oficial do capítulo no início de janeiro de 2025. De certa forma, a Shōnen Jump deixou as chaves no carro.”

Apesar da distribuição digital de mangás possuir diversos mecanismos de segurança, ela também cria novas vulnerabilidades. Ao mesmo tempo que uma editora consegue rastrear mais facilmente cópias não autorizadas online, o formato digital torna o mangá mais suscetível à distribuição generalizada.

Esses sistemas complexos também podem ter erros, como agendamento errados, má gestão de plataformas digitais e dificuldades no cálculo de fuso horário. Um desses motivos pode ter sido o que levou a publicação antecipada de One Piece.

Fonte: Screen Rant