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Apesar de hoje em dia vários streamings terem animes em seu catálogo, a Netflix domina a mídia totalmente. E isso foi confirmado em um relatório recente que apontou que o streaming teve mais lucro do que até mesmo a Crunchyroll, que é uma plataforma totalmente focada em animações japonesas.

Segundo dados da Parrot Analytics e da Association of Japanese Animations (AJA), o anime gerou uma receita total de cerca de US$ 19,8 bilhões em 2023. E desse valor por volta de US$ 5,5 bilhões vieram do streaming, ou seja, 6% de toda a receita global de streaming. Os dados ainda apontam que 41% da receita de anime em streaming veio da América do Norte. 

Netflix animes
Reprodução/ Eurogamer.pt

Somente a Netflix obteve US$ 2,074 bilhões, com 38% da receita de streaming de anime do mundo. A gigante vermelha também ficou em primeiro lugar quando o assunto foi popularidade de streamings de animes, mas a Crunchyroll ainda está à frente no quesito merchandising de anime, com US$ 1 bilhão em vendas de produtos e experiências.

A Crunchyroll e a Netflix podem ser as maiores quando o assunto é streaming de animações japonesas, mas eles precisam ficar de olho em outras plataformas que tem investido cada vez mais na mídia. 

Veja mais:

Em 2022, a Disney e a Kodansha anunciaram uma colaboração para criação de originais de anime, como Tokyo Revengers: Christmas Showdown Arc e Medalist. A HIDIVE e a MBS anunciaram uma parceria em 2023 que trará para a plataforma o anime From Bureaucrat to Villainess: Dad’s Been Reincarnated! em 2025. Já a Max fechou um acordo com o streaming japonês U-NEXT, que levará o conteúdo do segundo para o primeiro. 

A Netflix também está correndo atrás de expandir seu domínio com a mídia através de uma parceria com a Shueisha, o live-action de One Piece, e o próximo remake de One Piece, além de ter adquirido animes famosos como Sakamoto Days, Blue Box, Dan Da Dan e Dragon Ball Daima.

Enquanto isso, Crunchyroll parece estar passando por momentos ruins:

Um relatório recente revelou que a Crunchyroll está lutando para atingir as projeções de crescimento. De acordo com um relatório recente da Bloomberg, também está alienando grandes produtores como Shogakukan, Shueisha e Kodansha sobre representações de seus personagens e seus dados duvidosos de compartilhamento de receita. Empresas como a Toho estão invadindo o antigo território da Crunchyroll por meio de direitos de distribuição e mercadorias. Foi revelado que, devido a discussões de licenciamento não especificadas entre a Crunchyroll e a Toho, a primeira decidiu recuar na promoção de Dan Da Dan, apesar de transmiti-lo em sua plataforma junto com a Netflix. A subsidiária GKIDS da Toho detém os direitos de vídeo doméstico de Dan Da Dan - a primeira vez que a GKIDS licenciou uma série de anime de primeira execução.”

Assim, o futuro da Netflix parece cada vez mais brilhante quando o assunto é anime, apesar de que outras plataformas também estarem correndo atrás da mídia.

Fonte: CBR



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