Comentários

A música-tema The Boy and the Heron (O Menino e a Garça), o novo filme do Studio Ghibli, foi lançada nas plataformas digitais.

Trata-se da canção “Chikyūgi” (Globo), interpretada por Kenshi Yonezu, conhecido pelos temas de abertura de Chainsaw Man e My Hero Academia.

Com o lançamento, uma nova arte conceitual do filme foi divulgada. Vale lembrar que a produção não recebeu trailers, comerciais ou imagens. O único material promocional divulgado havia sido um pôster. Confira a nova ilustração abaixo:

O artista deu uma declaração sobre como se sentiu honrado em trabalhar com Hayao Miyazaki. Ele revelou que quando criança assistiu A Viagem de Chihiro e Princesa Mononoke nos cinemas, além de ter lido o mangá de Nausicaä do Vale do Vento.

“Faz cerca de quatro anos desde que fui convidado para esse projeto. No início, fiquei surpreso e ao mesmo tempo perplexo, perguntando ‘por que eu?’. Acontece que Miyazaki-san ouviu a versão Foorin de minha canção ‘Paprika’ no rádio, o que o levou a derrubar o lenço para mim. Eu recebi o equivalente a cinco volumes de storyboards e uma explicação do próprio Miyazaki-san, então cuidadosamente comecei o processo de escrita. Agora parece que foi há tanto tempo.

Nos últimos quatro anos, visitei o estúdio em Koganei várias vezes para conversar com Miyazaki-san e Suzuki-san; na maioria das vezes, eram dias estranhamente prazerosos e ensolarados. Eu lembro de caminhar sob o breu das sombras das árvores enquanto ouvia o barulho de uma creche próxima. Para uma pessoa que geralmente escreve músicas a partir de lembranças do passado solitário em um quarto pequeno, essa foi uma experiência nada menos que enriquecedora.

Desde que era uma criança pequena, cresci assistindo aos filmes do Miyazaki-san. Em algum momento no caminho, me tornei um adulto, uma pessoa que compõe músicas. Também fui abençoado com muitas pessoas que aceitam minhas músicas. Sei que ainda tenho inúmeros defeitos, mas eu acredito que certamente cheguei até aqui, com as falhas incluídas.

‘Spinning Globe’ é a música para The Boy and the Heron. É também para mim retribuir tudo o que recebi de Miyazaki-san durante toda a minha vida. Obrigado por continuar a fazer filmes ao longo dos anos, e por favor se mantenha fazendo filmes nos próximos anos.

– Kenshi Yonezu.

O mais novo filme de Miyazaki em 10 anos estreou nos cinemas japoneses em 14 de julho. O longa teve a maior abertura da história do Studio Ghibli.

Veja mais:

Anteriormente, o filme possuía o título em inglês provisório de How Do You Live?, que é a tradução literal do título original em japonês (Kimi-tachi wa Dō Ikiru ka) e o nome do livro que inspirou a trama.

Mas ao anunciar o lançamento nos cinemas norte-americanos para ainda em 2023, a distribuidora GKIDS revelou o título oficial em inglês.

A animação não recebeu trailers, comerciais e imagens. O único material promocional divulgado foi um pôster.

O vice-presidente e co-fundador do estúdio, Toshio Suzuki, que atuou como produtor do longa, esperava provocar curiosidade e surpresa no público. Miyazaki chegou a se mostrar preocupado com a estratégia, mas decidiu confiar em Suzuki.

O ator Soma Santoki, de 18 anos, dá voz ao protagonista Mahito Maki na dublagem original. Takeshi Honda (Ponyo: Uma Amizade que Veio do Mar, Rebuild of Evangelion) é o diretor de animação. Joe Hisaishi (A Viagem de Chihiro, Princesa Mononoke, Meu Amigo Totoro) compôs a trilha musical.

A história é inspirada no livro de Genzaburō Yoshino, que, segundo Miyazaki, terá grande importância para o protagonista.