Hayao Miyazaki é conhecido por criar filmes que falam sobre a natureza e com mensagens anti-guerra. Ele foi o responsável por algumas das melhores animações do Studio Ghibli, como A Princesa Mononoke e O Menino e a Garça. O diretor nunca perde a oportunidade de dar suas fortes opiniões sobre a vida.
Miyazaki tem 83 anos, nascido em 1941, e filho do diretor da Miyazaki Airplane, uma empresa que produzia lemes para aviões de caça. Portanto, ele tem experiência quando o assunto é guerra, pois viveu um pouco dos eventos da Segunda Guerra Mundial.
Recentemente, o diretor recebeu o prêmio Ramon Magsaysay, considerado o Prêmio Nobel da Ásia, e fez um discurso anti-guerra. Durante os anúncios dos premiados de 2024, Miyazaki e seus filmes foram descritos como retratos da:
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Dragon Ball | Toyotaro declara seu amor pela série original
- Mangaká de Beastars lança nova série de terror
“destruição ambiental, os horrores da guerra e do conflito, e o medo do desconhecido… com tanta nuance e cuidado que redefiniram nossos conceitos de pacifismo, ambientalismo e autocapacitação”.
Miyazaki, em seu discurso, também falou sobre os crimes de guerra cometidos pelo Japão durante a Segunda Guerra Mundial:
“Os japoneses fizeram muitas coisas terríveis naquela época. Eles mataram muitos civis. O povo japonês não deve esquecer isso. Isso sempre permanecerá. Com essa história, aceito solenemente o Prêmio Ramon Magsaysay das Filipinas.”
Alguma dias depois, o site do Prêmio Ramon Magsaysay publicou uma mensagem adicional de Miyazaki:
“Estou muito feliz em receber o prestigioso Prêmio Ramon Magsaysay. Seria uma grande honra se fosse o resultado de meus filmes serem aceitos por muitos asiáticos e dar força para viver, especialmente às crianças nascidas lá. Ouvi dizer que o prêmio foi dado no passado ao respeitado diretor de cinema Akira Kurosawa e à poetisa Michiko Ishimure. Estou profundamente honrado e humilde por me juntar às fileiras daqueles que receberam isso.”
Fonte: Screen Rant