Comentários

Segundo diversos produtores e criadores de animes, a prática da Netflix de não pagar royalties para seus programas está se tornando insustentável. Um grupo chamado Association of Japanese Animations (AJA), formado por mais de 90 membros, publicou um relatório reclamando da forma como a plataforma realiza os pagamentos.

No relatório, o nome da Netflix não é citado explicitamente, mas como “um provedor de distribuição global" que não fornece royalties adicionais, independentemente do sucesso de um anime. O relatório foi enviado à Agência de Assuntos Culturais do governo japonês, que conduziu uma audiência com as partes.

Netflix animes
Reprodução/ Eurogamer.pt

Durante a audiência, a Netflix afirmou usar um modelo de taxa fixa (sem royalties). Segundo a AJA: 

"[O provedor de distribuição global] está disposto a pagar apenas taxas de licenciamento como taxas fixas (além disso, o pagamento é relutante e [destacado em vermelho] durante o período do contrato, o pagamento é condicionado a parcelas, por exemplo, pagamentos trimestrais ao longo de 4 anos). Mesmo que o trabalho se torne um sucesso naquele serviço, os detentores de direitos não recebem distribuição adicional. Em muitos casos, dados de marketing suficientes, como dados demográficos do espectador, não são divulgados. Devido à estrutura de taxa fixa, os detentores de direitos não podem conduzir auditorias de royalties." 

Veja mais:

A auditoria de royalties é uma verificação para ver se as estruturas de royalties atuais são apropriadas. Essa prática foi corroborada pela Netflix em sua teleconferência de resultados do terceiro trimestre em 17 de outubro de 2024. O CEO da Netflix, Ted Sarandos, disse: 

"Olha, gostamos do nosso modelo e o talento gosta do nosso modelo. É muito mais impactante para o nosso negócio se pudermos tornar nossos filmes, nossos programas um pouco melhores, muito mais impactantes do que torná-los um pouco mais baratos. Bela [Bela Bajaria - Chefe Criativa da Netflix] disse isso muito claramente algumas semanas atrás para todas as agências de talentos. Não estamos mudando nossa estrutura de remuneração.

Pagar adiantado, algo que a Netflix realmente foi pioneira, beneficia os criadores e beneficia a Netflix. Então, para os criadores, a Netflix assume todos os riscos financeiros para que eles possam se concentrar em fazer a melhor versão possível do que estão trabalhando. E para a Netflix, esse modelo nos permite atrair os melhores talentos do mundo. Agora, com tudo isso dito, temos sido e continuamos sendo e estamos abertos a mais acordos personalizados onde o talento está interessado. Agora, eles raramente acontecem porque normalmente o talento escolhe o modelo inicial. Então, achamos que temos o modelo certo e não estamos procurando mudá-lo."

Netflix
Reprodução/ What's on Netflix

Se por um lado a falta de royalties para produtores e criadores de animes é uma grande preocupação em relação aos streamings, a Netflix é uma das plataformas que paga taxas de licenciamento significativamente mais altas. No entanto, segundo Nishii Terumi, uma diretora de animes, esses pagamentos não foram repassados ​​aos criadores, mas sim aos investidores. 

Fonte: CBR



Comentários