Apesar de shounen não ser exatamente um gênero, e sim uma demografia, a maioria dos fãs o trata como gênero, afinal, ele tem características bem definidas que tornam fácil identificar quando uma obra pertence a ele ou não. E, ele é considerado o “gênero” mais popular dos animes e mangás.
Se pensarmos nas maiores animações japonesas que se tornaram sucessos internacionais, logo iremos lembrar de Dragon Ball, Naruto, One Piece e outros. Todos caracterizados como shounen, mas, não é porque uma obra é identificada dessa forma que quer dizer que ela será um sucesso mundial.
Esse é o caso de Kinnikuman, também conhecido no Brasil como Músculo Total. Esse anime segue a grande maioria dos tropos shonen e, apesar de ter um bom público no Japão, o título não conseguiu conquistar um sucesso global.
O mangá Kinnikuman, de Yoshinori Nakai e Takashi Shimada, foi lançado em 1979. E, segundo o site CBR:
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Executivo da Jump exalta editores de Chainsaw Man e Fujimoto
- Entenda a polêmica da cena da cadeira de Dan Da Dan
“A história envolve o estranho super-herói Suguru Kinniku, que participa de uma competição de luta livre para continuar sendo o príncipe de seu povo alienígena. Infelizmente para ele, sua estrutura muscular esconde um conjunto ridículo de palhaçadas, com o povo do Planeta Kinniku o vendo como um tolo. Para piorar as coisas, ele tem que reivindicar o título de campeão de luta livre de outros Kinnikumen semelhantes a ele, sem mencionar vários oponentes malucos.”
O mangá é uma espécie de paródia de Ultraman, tokusatsus e do wrestling profissional japonês, o que a torna mais identificável para o público do Japão, mas não para o Ocidente. As séries e programas que ele parodia não são muito populares fora do Japão, apesar de Ultraman ter seu público no Brasil, principalmente entre os mais velhos.
Isso torna difícil para Kinnikuman se tornar popular no ocidente. Outro motivo que torna a obra um fracasso por aqui é que ela quase não foi trazida para o exterior. No Brasil, seu primeiro anime passou na televisão há muitos anos atrás e nos EUA ele nunca foi dublado.
Se Kinnikuman tivesse sido melhor exportado para o mundo, e atualizasse alguns de seus pontos, talvez ele fizesse um relativo sucesso em outros países. Pois, ele tem vários elementos em comum com Dragon Ball, sendo que alguns desses elementos tiveram início justamente em Kinnikuman, como o foco em torneios de luta e o tropo dos inimigos se tornando amigos do protagonista.
Fonte: CBR