Os fãs de animes já sabem que o Japão está combatendo a pirataria de forma furiosa. As editoras e estúdios de manga e anime estão se unindo na luta contra sites que disponibilizam suas propriedades sem autorização. Mas, agora, parece que sites de spoilers também estão entrando na mira das operações anti pirataria.
De acordo com as autoridades japonesas, três homens foram presos por compartilhar spoilers online e isso deixou muitos fãs de animes chocados. Segundo a Content Overseas Distribution Association (CODA) do Japão, a Polícia da Prefeitura de Miyagi e a Delegacia de Polícia de Tome realizaram a prisão.
Os homens foram detidos por fazerem descrições detalhada online do filme Godzilla Minus One, antes do lançamento, e do anime Overlord III. Em declaração oficial, a CODA disse o seguinte:
“Em 29 de outubro de 2024, a Sede da Polícia da Prefeitura de Miyagi e a Delegacia de Polícia de Tome prenderam três homens, incluindo um gerente de empresa que morava no bairro de Shibuya, Tóquio, sob suspeita de violar a lei de direitos autorais por transcrever a história inteira de um filme ou outra obra protegida por direitos autorais sem a permissão do detentor dos direitos, criar um artigo com imagens relacionadas e publicá-lo em um site operado por sua empresa. Esta é a primeira vez no Japão que os operadores de um site que extrai texto de filmes e outras obras foram presos.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Daft Punk chega aos cinemas com um anime old school
- 5 animes de monstrinhos que copiaram Pokémon
Entre janeiro de 2023 e fevereiro de 2024, os homens transcreveram informações detalhadas sobre toda a história, incluindo os nomes dos personagens, falas, ações, cenas e desenvolvimentos de cenas retratados no filme ‘Godzilla 1.0’ e um outro filme, cujos direitos autorais são detidos pela Toho Co., Ltd. e outros, e o anime ‘Overlord III’, cujos direitos autorais são detidos pela KADOKAWA Corporation e outros, sem a permissão dos detentores dos direitos, e postaram artigos junto com imagens relacionadas em um site para obter injustamente receita de publicidade.”
Spoiler é considerado pirataria?
Muitos fãs que leram essa notícia ficaram na dúvida se spoilers é ou não considerado pirataria. A Content Overseas Distribution Association explicou o caso:
“Houve muitos sites que extraem texto de filmes e outros conteúdos, e eles são considerados problemáticos como os chamados ‘sites de spoilers”. Essas ações tendem a ser consideradas menos uma infração do que sites piratas ou uploads ilegais que carregam o conteúdo em si, mas são violações claras de direitos autorais que vão além do escopo da citação e são crimes graves. O problema com sites que extraem texto de filmes e outros conteúdos é que eles reduzem o desejo das pessoas de pagar um preço justo pelo conteúdo, o que pode levar as pessoas a não assistirem aos filmes oficiais completos, causando grandes danos aos detentores de direitos. Além disso, o ato de infringir conteúdo que os criadores gastaram tempo, esforço e dinheiro para criar e obter injustamente receita de publicidade é extremamente malicioso e nunca deve ser tolerado.”
Fonte: Comic Book
Comentários