O Studio 100 International está remasterizando filmes antigos dos fundadores do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki e do falecido Isao Takahata. O Studio 100 International é uma empresa belga de licenciamento e produção, e seu projeto de remasterizado não está agradando muito os fãs dos diretores.
Segundo a empresa, esse projeto faz parte da campanha “Heroes of Childhood“, e usará tecnologia de IA para remasterizar digitalmente alguns dos primeiros trabalhos de Miyazaki e Takahata: Heidi, Girl of the Alps (1974), Marco (ou 3000 Leagues in Search of Mother, 1976) e Anne of Green Gables (1979). Os três animes foram criados antes do surgimento do Studio Ghibli em 1985.
De acordo com o site CBR:
“O processo de remasterização supostamente começa com uma avaliação manual do material de origem, seguido pela aplicação de upscaling de IA para aumentar a resolução para o padrão HD (1920×1080) e expandir os quadros originais para se ajustarem a um formato HD 16:9. As trilhas de áudio também serão reconstruídas para adaptar o material para exportação em diferentes idiomas.”
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Mangakás famosos homenageiam autor condenado por posse de pornografia infantil
- Jujutsu Kaisen teve um final ruim?
Obviamente, os fãs do Ghibli tiveram reações negativas ao projeto, afinal, o diretor japonês Hayao Miyazaki tem uma forte posição contra o uso de IA. Além disso, o Studio Ghibli sempre seguiu o estilo de animação de quadros desenhados à mão.
Esse tipo de produção é muito mais trabalhosa e longa, mas foi o que tornou o Ghibli mundialmente reconhecido e amado. Já o uso de IA e CGI tem tornado as produções de animes mais rápidas e com desenvolvimento em massa para atender às demandas do público internacional. No entanto, esse método não combina com o Studio Ghibli e Miyazaki.
Os animes remasterizados irão estrear no MIPCOM em Cannes de 21 a 24 de outubro de 2024.
Fonte: CBR