O Studio BONES é conhecido por possuir diversos títulos famosos como My Hero Academia e pela qualidade das suas animações. No entanto, mesmo sendo um grande estúdio, ele não está imune aos problemas que tem afetado toda a indústria do anime.
As condições de trabalho dos animadores têm chamado cada vez mais atenção por sua precariedade, mesmo em meio ao aumento cada vez maior da lucratividade da indústria. Os animadores não só tem que trabalhar até a exaustão, como recebem baixos salários por suas atividades.
No entanto, para o cofundador do Studio BONES, Toshihiro Kawamoto, os animadores devem ficar quietos e parar de reclamar. Ele disse isso em uma entrevista recente para o canal alemão Anime Spiegel:
“Sei que há muita escrita na Internet sobre as condições difíceis. Na minha opinião, aqueles que costumam reclamar alto são aqueles que ainda não são bons o suficiente. Se melhorassem suas habilidades, também teriam mais tempo para suas tarefas e ganhariam mais dinheiro. Mas esta é realmente minha opinião pessoal, independente do Studio BONES".
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Dragon Ball Daima tem easter eggs em homenagem a Akira Toriyama
- Filme My Hero Academia: Heroes Rising já está na Crunchyroll
Toshihiro ainda afirma que os padrões da indústria melhoraram:
“Quando penso nisso, realmente acho que as condições são muito melhores hoje do que eram no passado. O governo colocou muitas regulamentações em prática quando se trata de trabalho, horas extras e coisas do tipo. Mesmo que você queira trabalhar a noite toda e desenhar, você não tem permissão para fazer isso. Claro, você pode ver como algo negativo que tais regulamentações foram necessárias em primeiro lugar. Por outro lado, elas levam às mudanças necessárias. Hoje em dia, os estúdios de anime recebem muito mais orçamento e, acima de tudo, tempo. Então eu acho que as coisas melhoraram.”
Tudo isso vai contra um relatório recente das Nações Unidas sobre um futuro colapso da indústria do anime devido às condições precárias de trabalho e a escassez de mão de obra no Japão. Leia a matéria sobre esse relatório a seguir: Nações Unidas afirma que a indústria de anime pode entrar em colapso.
Essa entrevista de Toshihiro não tem sido bem vista pelos fãs do Studio BONES e de obras como My Hero Academia, afinal, hoje em dia o público tem uma melhor noção do quão insalubre a indústria do anime e mangá pode ser, o que levou a morte de mangakás e animadores queridos.
Fonte: Comic Book
Comentários