Comentários

Ontem, dia 16 de outubro, o ex-jogador e técnico de futebol brasileiro, Zico, postou uma imagem do anime Blue Lock em seu Instagram, em que ele próprio aparece em um dos episódios da animação. Na postagem, Zico comenta sobre como o futebol japonês evoluiu e que está feliz por ter participado dessa mudança.

Zico tem uma longa história com o futebol japonês, pois, após a profissionalização do esporte nos anos 90 no Japão, Zico foi para o país ajudar a desenvolver os jogadores locais. Segundo Tiago Bontempo, jornalista e escritor do livro Samurais Azuis:

“O Zico foi quem deixou maior legado entre as estrelas estrangeiras, porque fez o Kashima Antlers, um time até então, desconhecido, onde ninguém tinha ouvido falar, se tornar o maior campeão do país. O Zico levou a profissionalização pro Kashima, ele mudou a mentalidade dos jogadores. Ele mudou praticamente tudo, não só dentro de campo, mas fora também. Por isso virou ídolo lá e ganhou estátua na frente do estádio”

Veja mais:

Por isso, animes modernos de futebol costumam citar o craque brasileiro como um grande representante do esporte, ou seja, ele não apareceu somente em Blue Lock, pois outro anime atual, Ao Ashi, também já mencionou Zico em um de seus episódios. 

Sinopse de Blue Lock:

“Após sofrer um vexame na Copa do Mundo de 2018, a seleção japonesa sofre para se recompor. Falta ao time um artilheiro, uma estrela capaz de guiá-los à vitória. Com o intuito de criar um atacante com fome de bola e sede de vitória, capaz de virar jogos tidos como impossíveis, a Confederação Japonesa de Futebol reune 300 dos melhores jogadores de base do país em um só lugar. Centenas de jovens vão se enfrentar numa batalha de músculos e de egos para provar que são os melhores.” (Via Crunchyroll)

Sinopse de Ao Ashi:

Ashito Aoi é um adolescente que mora no interior do Japão e é o artilheiro de um time de várzea. Após perder a final do torneio sub-15, ele é recrutado por Tatsuya Fukuda, técnico da categoria de base do Tokyo City Esperion FC, um dos maiores times da J-League, a primeira divisão do campeonato japonês. Tatsuya quer transformar o Esperion em um time de calibre mundial, e encontra em Ashito um talento a ser refinado e desenvolvido. Ao ouvir isso, Ashito aceita a oferta e decide se candidatar para a peneira. Perda, amadurecimento e amizade não faltam nesta obra cheia de espírito juvenil!” (Via Crunchyroll)

Fonte: Instagram, Agente.PucsSp