Comentários

De tempos em tempos, notícias sobre os EUA relatam que alguns mangás foram retirados de escolas por serem considerados impróprios para o público jovem e, depois, esses eventos desaparecem em meio a milhões de outras notícias. Mas, eles sempre voltam, como ondas de uma moda conservadora que tem aumentado com o tempo.

Essas proibições também têm atacado livros não relacionados a mangás e até mesmo obras que nem estão nas prateleiras de bibliotecas escolares, apesar de essas serem os alvos principais. O novo mangá da vez que está recebendo hostilização é Assassination Classroom, na Carolina do Sul.

mangás
Reprodução/ AnimeNew

A mãe de um aluno de uma das escolas no Condado de Horry, Carolina do Sul, fez uma queixa ao distrito que instruiu as instituições a removerem Assassination Classroom das bibliotecas. Segundo a queixa:

Eles estão falando sobre o agente sobre como eles vão matar esse professor e diferentes maneiras de matar o professor.”

Veja mais:

O distrito irá avaliar o mangá dentro de um prazo de 30 dias para tomar uma decisão definitiva sobre sua permanência em bibliotecas. Enquanto isso, ele está suspenso das escolas. Mas, essa não é a primeira vez que Assassination Classroom se torna alvo de conservadores nos EUA. 

Em 2023, o mangá teria sido removido dos condados de Floria e Wisconsin. Apesar de Assassination Classroom ter uma premissa estranha, o mangá está longe de ser uma obra violenta ou com conteúdo nefasto. Ele é uma comédia de ação bastante engraçada e com momentos tocantes e inspiradores. Além de mostrar como um ótimo professor pode fazer a diferença na vida de alunos problemáticos. Portanto, ele seria um mangá perfeito para alunos do ensino médio. 

Segundo o site Comic Book:

É claro que a crescente cultura de proibição de livros colocou os condados em alerta. O mangá se viu alvo várias vezes em meio à provação. Não muito tempo atrás, a Flórida virou notícia por proibir um mangá LGBTQ+ popular por causa de seu foco em um casal gay. Sasaki and Miyano foram banidos das bibliotecas escolares em um condado da Flórida depois que um pai reclamou sobre sua natureza LGBTQ+. Hilariamente, a crítica dos pais sugeriu que as crianças lessem Chainsaw Man em vez desta série BL, então você pode tirar o que quiser disso.”

Fonte: Comic Book