O site Anime New acompanhou uma discussão em um fórum japonês em que alguns fãs de animação debateram sobre uma perda de interesse dos otakus por animes. O título do tópico levantado nesse fórum é: “Notícia triste: Os otakus estão perdendo o interesse em animes”. Segundo as discussões, os japoneses têm percebido um aumento do desinteresse pela mídia dos chamados otakus.
No entanto, como isso pode ser verdade com os dados liberados a cada ano pela indústria do anime que mostram um crescimento constante da mídia? Será que o interesse dos fãs japoneses têm diminuído, enquanto o dos fãs estrangeiros têm aumentado? Ou essa percepção está errada?
Segundo os fãs japoneses, eles têm perdido o entusiasmo por animes que possuíam anteriormente, como o expressado no comentário a seguir: “Não consigo mais assistir nem 30 minutos sem me distrair. Antes, eu consiguia maratonar por horas”.
Vários outros usuários concordaram com a frase anterior e se mostraram tristes com essa constatação. Muitos colocaram a culpa na própria indústria por esse cansaço causado pelos animes: “Estão produzindo conteúdo de baixa qualidade em massa”.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- One Piece lançará promoção especial com autor de Sakamoto Days
- Ghibli | Live-action de ‘Princesa Mononoke’ feito por IA é criticado por fãs
Outro ainda apostou como o gênero isekai tem saturado a indústria: “Estou cansado dessas histórias repetitivas”. E há também uma influência do fator idade, como apresentado por alguns fãs: “É impressionante alguém com mais de 35 anos ainda gostar de animes e videogames”.
Apesar do envelhecimento tornar mais difícil para os fãs acompanharem tantos lançamentos, já que a vida adulta é muito mais corrida do que a dos jovens, há muitos animes voltados para esse público, que refletem justamente seus gostos mais maduros ou que possuem questionamentos sobre a vida real.
Ainda assim, essa discussão é um alerta para a indústria que pode estar comprometendo o seu próprio futuro com tantos lançamentos de consumo e descarte rápidos.
Fonte: Anime New