A Sanrio é mundialmente conhecida por diversos personagens incômodos como a Hello Kitty e o adorável cachorrinho Cinnamoroll. Ela tem diversas propriedades e áreas de investimento, tornando ela uma empresa com atuação variada e muito lucrativa. Mas, até mesmo ela não está imune a receber processos por violação de direito autoral.
Recentemente, a Sanrio foi processada por uma empresa de anime chamada Studio Comet por violação dos direitos autorais do personagem Kuromi. Essa empresa é conhecida pelos animes Jewelpet, Initial D (temporada 1), e School Rumble. A Comet afirma que seus direitos morais foram violados após a Sanrio alegar que outra pessoa criou o personagem Kuromi.

O que são os direitos morais? Segundo o site CBR: “Os direitos morais referem-se ao respeito à intenção e integridade do trabalho original. As partes podem concordar em não exercê-los, mas, de outra forma, incluem o direito de ser creditado pelo trabalho feito.”.
O presidente e produtor de animação do Studio Comet, Hiromichi Mogaki, disse que:
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- One Piece | Tradutor do inglês fala sobre o gênero de Yamato
- One Piece on Ice ganha vídeo promocional
“Na verdade, Kuromi é um personagem criado por um animador pertencente à nossa empresa. O que o animador criou é um trabalho da nossa empresa, à qual ele pertence. No entanto, a Sanrio agora está explicando que uma pessoa diferente criou o personagem. A única coisa que pode ser encontrada na mercadoria atual de Kuromi é uma etiqueta que diz: ‘Criador original, fabricante: Sanrio.'”
O personagem Kuromi estreou no anime Onegai My Melody em 2005 e o Studio Comet está creditado pela produção da animação. O anime foi feito pela empresa WE’VE, e a Sanrio e o antigo executivo sênior da empresa, Kazuyoshi Fukushima, creditados pelo “rascunho original”. Tomoko Miyakawa é creditada pelo design do personagem Kuromi.
Mogaki ainda afirma:
“Fomos solicitados pela WE’VE, que recebeu aprovação da Sanrio, para produzir o anime. A única coisa que a Sanrio nos forneceu quando se tratou da adaptação do anime foi o rascunho do personagem de My Melody. Então a equipe do anime trabalhou duro para criar designs para personagens coadjuvantes, como rivais e inimigos. O personagem Kuromi nasceu desse processo.”
Uma pessoa anônima envolvida na produção de Onegai My Melody, afirma que o Studio Comet concebeu tudo sobre Kuromi, incluindo seu nome: “Das ideias, foi o diretor Makoto Moriwaki que disse: ‘Está tudo bem ir com Kuromi, certo!?’ Eu ouvi o que ele disse, então não há engano.”
Supostamente, a Sanrio não estava presente no local de produção, pois a WE’VE era sua intermediária. A Comet entrou com o processo em junho de 2024.
Fonte: CBR