Após o editor de Naruto revelar em uma mesa redonda que sua equipe estudou o sucesso de One Piece para tentar replicá-lo no mangá do ninja loiro, esse mesmo editor afirma que Naruto superou One Piece no exterior. E, ele ainda disse qual foi o motivo que levou a essa superação.
A afirmação de Yahagi Kosuke não está errada, afinal, Naruto estreou após One Piece e alcançou o sucesso mundial antes do mangá dos piratas. Hoje em dia, talvez One Piece seja maior que Naruto, já que ele alcançou mais de 500 milhões de cópias vendidas e bateu recordes de vendas um atrás do outro, mas, até pouco tempo atrás, a história era bem diferente. Alguns editores da Shonen Jump acreditam que One Piece foi superado por Naruto durante a época em que eles eram lançados simultaneamente.
Os editores Yahagi Kosuke e Kazuhiko Torishima falaram sobre ambas as franquias na revista Shonen Jump e, durante a conversa, Yahagi afirmou que o mangá em que trabalhou é mais fácil de assimilar que One Piece, pois a obra de Eiichiro Oda seria muito mais complexa. Veja trechos de sua fala a seguir:
“O drama de One Piece é muito interessante. Por outro lado, é mais fácil de entender por causa da ação e outros aspectos do que pelo drama. Tenho filhos e, quando mostro a eles, a coisa que eles mais não entendem é o drama.”
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- O que torna os fãs de Bleach os maiores haters da obra
- One Piece | Saiba tudo o que foi revelado no arco Egghead
“Lemos mangás há muito tempo, então tendemos a ler mais profundamente sobre o que torna os mangás interessantes. Mas muitas pessoas no exterior não entendem mangás japoneses. Acho que provavelmente é porque não têm alfabetização ou compreensão de leitura. Então, no final das contas, acho que Naruto não exige esse tipo de compreensão de leitura.”
Um ex-editor de Dragon Ball, Takashi Matsuyama, também deu sua opinião:
“É só o que eu sinto, mas o que One Piece está fazendo é, embora possa soar estranho chamá-lo de kabuki, o jeito cavalheiresco, certo? Como os antigos filmes da Yakuza. É como uma peça teatral ou de palco, incluindo as partes emocionantes que atraem os japoneses. Naruto é voltado para Hollywood em certo sentido, incluindo o desenvolvimento. É por isso que acho que a natureza de vender bem ao redor do mundo é diferente.”
Naruto dominou o mundo durante muitos anos, mas One Piece, agora, está em seu ápice, depois da estreia e sucesso de seu live-action na Netflix. Seu mangá continua a vender milhões e não há mais recordes a serem quebrados. Talvez, os piratas de Oda sejam um caso muito particular da indústria do entretenimento asiático e de difícil comparação.
Fonte: Comic Book