Comentários

Os dubladores japoneses estão se unindo contra o uso se suas vozes por IA de forma não autorizada. Entre eles está o dublador do personagem Frieza do anime Dragon Ball. Segundo Ryusei Nakao, sua voz já está sendo vendida sem permissão, assim como a de vários outros colegas de trabalho.

26 dubladores japonesas criaram um grupo chamado “NOMORE Unauthorized AI Generation", para garantirem seus direitos de trabalho e para conscientizarem outros sobre o roubo de vozes pela IA generativa. O dublador de Dragon Ball não é a única voz famosa do grupo, pois fazem parte do projeto Yuki Kaji, a voz de Eren de Attack on Titan, Koichi Yamadera, o Spike de Cowboy Bebop, Jun Fukuyama, o Lelouch de Code Geass, e muitos outros.

Frieza Dragon Ball
Reprodução/ Critical Hits

O NOMORE lançou um vídeo em que Ryusei Nakao fala sobre os problemas que as IA estão causando aos profissionais da dublagem. Ele diz o seguinte: 

"Recitações e músicas que não nos lembramos de ter feito, e até mesmo nossas próprias vozes, estão sendo postadas online e às vezes para venda. Minha voz estava sendo vendida sem minha permissão. Fiquei chocado. Nossas vozes são nossas ferramentas de negócios, nossas próprias vidas. Por favor, ouça como nós, dubladores, nos sentimos sobre sermos usados ​​por IA generativa sem nossa permissão." 

Veja mais:

O dublador de Dragon Ball não é o único a estar lutando por sua profissão contra as ferramentas de IA, Hollywood passou por uma enorme greve recentemente em que se discutiu muito sobre as IAs substituírem roteiristas e até mesmo usarem os rostos de atores sem permissão. E o uso dessas ferramentas tem aumentado tanto por parte do público como por grandes empresas.

A NOMORE acredita que mesmos os fãs que usam essas ferramentas por recreação não devem fazer isso sem o consentimento do ator:

"Mesmo que tenha sido feito por um fã que queria ouvir mais dessa voz, não é bom tê-la usada sem permissão. A nova tecnologia trará grandes benefícios. Mas, ao mesmo tempo, queremos ampliar nossa perspectiva para incluir os sentimentos uns dos outros e o futuro formato da cultura... em vez de trocar palavras e ações ofensivas, vamos ter discussões pacíficas com especialistas para chegar a um entendimento comum e criar regras culturais."

A Aoni Production, a agência de talentos de Masako Nozawa, também de Dragon Ball, fez uma parceria com a CoeFont Co. Ltd com o objetivo de usar vozes de personagens famosos de animes como assistentes de voz como Alexa, Google Assistant, e dispositivos médicos. Isso irá expandir o mercado de dublagem, mas os dubladores dessas vozes vão ganhar por esses trabalhos? A resposta mais provável é não. 

Fonte: CBR



Comentários