Comentários

O ilustrador do mangá Dragon Ball Super, Toyotaro, comentou sobre a nova evolução do Instinto Superior de Goku apresentada na reta final da batalha contra Gas.

Ao explicar um detalhe da nova transformação, o artista acabou fazendo uma revelação importante sobre Whis. Segundo Toyotaro, Whis está sempre com o Instinto Superior ativo.

“Goku finalmente escolhe usar sua transformação de cabelo preto, porque permite que ele lute sem nenhum obstáculo, ao invés de usar a forma de cabelo prateado que ele tem que desligar suas emoções para usar. Isso é o que a transformação do Instinto Superior de cabelo preto é. 

Honestamente, acho que Goku está se acostumando com o Instinto Superior e é capaz de usá-lo mais livremente. Por exemplo, Whis é capaz de usar constantemente o Instinto Superior sem nenhuma transformação especial, então se você puder ficar no estado Instinto Superior o tempo todo, mesmo dormindo ou acordado, isso seria ótimo e eu quero que os fãs vejam que Goku está se aproximando desse nível.

Sua nova forma deve mostrar que ele está se acostumando com o Instinto Superior, então ele parece mais com o seu eu habitual.”

– diz Toyotaro.

Publicado no Japão desde 2015, Dragon Ball Super é escrito por Akira Toriyama e ilustrado por Toyotaro. No Brasil, o mangá é publicado pela Panini.

Veja mais:

Dragon Ball surgiu em 1984, sendo uma criação de Akira Toriyama, que anteriormente já tinha emplacado no Japão o sucesso Dr. Slump (também publicado aqui pela Panini).

Adaptando livremente o conto chinês Jornada ao Oeste, começa contando a história do pequeno Goku, um garoto com uma força extraordinária e um rabo de macaco, que viveu até então isolado da humanidade. Sua vida muda quando uma jovem aventureira chamada Bulma o conhece, procurando por uma das lendárias Esferas do Dragão. Juntos eles entram numa jornada atrás das 7 esferas existentes, que reunidas podem conceder qualquer desejo.

O título foi publicado pela primeira vez no Brasil em 2000, pela Conrad Editora, sendo ao lado de Cavaleiros do Zodíaco o primeiro mangá em sentido de leitura oriental no país.

Dividindo as sagas nos títulos Dragon Ball e Dragon Ball Z, as 42 edições japonesas se transformaram em 83 edições nessa primeira versão. Em 2005, a mesma editora começava a publicar uma Edição Definitiva, que foi cancelada perto da metade.