Comentários

Majin Buu é um dos vilões mais fisicamente impressionantes de Dragon Ball. Afinal, a fisiologia única do personagem torna ele praticamente imbatível, além de uma máquina de moer seus inimigos. Ainda assim, ele foi derrotado por Goku, e isso pode não ter sido apenas pelo personagem ser o protagonista da série.

O site oficial de Dragon Ball, publicou uma entrevista de Maishilo com o professor da Universidade de Hokkaido e biólogo celular Hisashi Haga. Haga é especialista em biofísica e biologia tumoral, e aplicou seus conhecimentos aos personagens da franquia. E, segundo ele, Majin Buu é membro da família do bolor de lodo. 

Dragon Ball
Reprodução/ Anime

Borros de lodo celulares são criaturas microscópicas, cada uma com aproximadamente um décimo da largura de um fio de cabelo humano. Normalmente, cada célula se move independentemente para pegar comida. No entanto, quando a comida acaba, os bolores de lodo celulares se agrupam em comunidades de até centenas de milhares e se transformam em criaturas maiores, semelhantes a lesmas.”

Essa descrição o fez lembrar de algum vilão de Dragon Ball? O biólogo também afirmou que esses seres são relativamente inteligentes, podendo até mesmo navegar por um labirinto, usando uma rota mais curta em busca de comida. 

Veja mais:

Buu também tem semelhanças com os macrófagos, que consomem células inimigas no corpo humano. 

Quando os macrófagos encurralam um inimigo, eles o absorvem e então o secretam para fora de seu corpo, mudando sua própria aparência no processo. Uma vez que isso acaba, eles vão para células imunológicas mais fortes, esperando em outro lugar e relatam que tipo de inimigo encontraram.”

Essa forma de agir dos macrófagos é muito parecida com a habilidade do vilão de Dragon Ball. Mas, diferente de Buu, os macrófagos morrem após consumir grandes inimigos. Já as mitocôndrias conseguem absorver entidades menores sem morrer:

As mitocôndrias não conseguem sobreviver por si mesmas, então, no passado distante, elas fizeram uma ‘fusão’ própria e se juntaram às nossas células. Isso não só permite que as mitocôndrias sobrevivam, mas também fornece às nossas células grandes quantidades de energia”.

E os saiyajins? De acordo com o professor: 

Os fungos viscosos não atacam humanos — ou saiyajins, nesse caso — então é difícil comparar suas habilidades de luta… mas se os fungos viscosos ganhassem tendências agressivas, isso poderia se tornar um grande problema. Os fungos viscosos estão por toda parte… Acho que tentar erradicá-los só seria realmente possível para um saiyajin”.

O que você achou dessa explicação? Já imaginou que Dragon Ball pudesse ter alguma relação com a biologia?

Fonte: CBR