Um novo documentário sobre o aclamado diretor do Studio Ghibli, Hayao Miyazaki, e o desenvolvimento do filme O Menino e a Garça, foi lançado no Max. O filme estreou no Festival de Cannes 2024 e foi muito elogiado por mostrar os seis longos anos de desenvolvimento do último filme do diretor japonês.
Chamado de Hayao Miyazaki and the Heron, o documentário recebeu uma estreia especial na televisão do Japão, onde foi exibido um corte do filme chamado 2399 Days with Hayao Miyazaki & Studio Ghibli. O documentário foi feito pelo diretor Kaku Arakawa, que também desenvolveu o 10 Years with Hayao Miyazaki, que celebrava o animador e sua carreira.
Quanto a um lançamento do documentário no Brasil, ainda não temos informações sobre, mas o Max deve disponibilizar ele por aqui em breve também. Lembrando que o Max é streaming que abriga as animações do Studio Ghibli nos EUA, enquanto no bryasil é a Netflix que possui todas as obras em seu catálogo. O site do Festival de Cannes descreve o documentário como:
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Novo filme do Homem-Aranha atrasará live-action do Naruto
- Voz japonesa da Sailor Jupiter morre aos 61 anos
“Hayao Miyazaki and the Heron é um documentário de duas horas que narra a produção de O Menino e a Garça, filmado com acesso exclusivo ao Studio Ghibli ao longo de sete anos surpreendentes. É também um registro da colaboração entre o cineasta Hayao Miyazaki e o produtor Toshio Suzuki enquanto eles realizam uma dança intrincada de engano e amizade, espelhando a de Mahito e a Garça, enquanto Suzuki empurra Miyazaki cada vez mais para dentro de sua criatividade, finalmente entregando uma obra-prima sem precedentes.”
Sinopse de O Menino e a Garça
“Indicado ao Oscar de Melhor Animação, O Menino e a Garça faz parte do catálogo do Studio Ghibli e conta com a direção de Hayao Miyazaki. Baseado no livro de Genzaburo Yoshino de 1937, o longa conta a história de Mahito Maki, um jovem que vive no Japão. Após a morte de sua mãe, Mahito se muda com a família para uma propriedade no campo junto com sua nova madrasta, onde uma série de eventos misteriosos o levam a uma torre antiga e isolada, lar de uma garça travessa. Quando sua madrasta desaparece, o menino segue a garça e entra num mundo fantástico, habitado pelos vivos e pelos mortos, e embarca em uma jornada épica ao lado da garça que o guia a descobertas sobre os segredos deste mundo e a verdade sobre si mesmo. A narrativa conta ainda com detalhes de experiências vividas pelo próprio diretor durante sua infância.” (Via Adoro Cinema)
Fonte: Festival de Cannes