Comentários

Recentemente, a Disney adquiriu vários animes da franquia de ficção científica Macross, incluindo um OVA de 1997 intitulado Macross Dynamite 7. E foi através desse OVA que os fãs da clássica franquia descobriram algumas censuras. 

O lançamento do OVA no streaming contou com um corte de alguns minutos que o deixou menor do que o original, e esse corte causou a remoção de uma subtrama do anime. Isso não ocorreu apenas no ocidente, pois a versão japonesa da plataforma da Disney também está censurada.

Reprodução/ Reddit

Qual cena foi removida do OVA de Macross?

No OVA, temos uma cena em que uma musicista de 14 anos é drogada e quase agredida por seu produtor, Sazapie. Essa e todas as cenas envolvendo essa subtrama foram apagadas do Disney+ e do Hulu. A comunidade de Macross no Reddit notou a falta das cenas e, por mais que as próprios fãs não gostem dessa subtrama, eles vêem esse corte como um mau precedente.

Veja mais:

Um fã postou o seguinte no Reddit:

Bem, eu provavelmente não deveria ficar surpreso em ver algo assim acontecendo. Com Dynamite sendo a minha entrada favorita em Macross, foi naturalmente a primeira coisa que decidi assistir hoje, agora que tudo está no Hulu, e chegando na metade do episódio 3, eu estava começando a sentir que algo estava errado. E eis que a Disney removeu toda a subtrama de Myleni com o produtor do programa. Eu sei que as condições sobre isso serão mistas, este não é exatamente o momento mais amado das pessoas na sete ou algo assim, mas independente dos seus pensamentos sobre ‘o bom gosto’ disso, acho que é péssimo precedente a ser estabelecido. Também acho que é especialmente hipócrita quando você compara algumas coisas de ação ao vivo que estão disponíveis nesse serviço de streaming acidentais. Dynamite 7 não chega nem perto dos níveis de desconforto que muitos programa e filmes fazem, mas parece que só animes são censuradas assim.” 

Macross Dynamite 7 está disponível no Japão desde 17 de julho de 2024 no Disney+ e está sendo lançado aos poucos em outros países, através também do Hulu. Não sabemos se outros animes da franquia foram censurados.

Fonte: Screen Rant