Se você acha que o anime Dan da dan inventou a personagem Turbo Granny está muito enganado. Ela é inspirada numa lenda urbana moderna japonesa que fala sobre direção imprudente. Mas, antes de explicarmos sobre a lenda, vamos entender quem é Turbo Granny na animação.
Dan da dan, de Yukinobu Tatsu, é inspirado nos youkai do folclore japonê e em monstros da ficção científica. Em seu primeiro episódio, Momo Ayase e Ken Takakura encontram com uma criatura chamada Turbo Granny (Turbo Baachan). O ser faz parte de uma lenda japonesa que tem sua origem perto das rodovias do Monte Rokko na Prefeitura de Hyogo no Japão.
A personagem é um yokai, ou seja, um ser sobrenatural, e ela tem a aparência de uma velha murcha e aparece correndo pelas ruas do Japão. Segundo a lenda, quando motoristas começam a acelerar seus carros na estrada, eles podem acabar vendo uma velha correndo em sua direção pelo espelho retrovisor.
Essa velha estará correndo a cerca de 100 km/h, ou mais, até alcançar o carro e olhar pela janela do veículo, para logo em seguida sair correndo de novo. Algumas variações da lenda afirmam que a Turbo Granny causa acidentes de carro. O ser é muito usado como uma advertência aos motoristas para que eles não ultrapassem o limite de velocidade.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Leia o mangá ‘O Herdeiro do Rei Dragão’ de graça
- NewPOP inicia pré-venda do Boys Love ‘Meu Vizinho Metaleiro’
A lenda da Turbo Granny é passada de geração em geração há alguns anos no Japão, portanto é impossível dizer quando ela surgiu. Ela é tão famosa que já apareceu em jogos como Shin Megami Tensei.
E se você acha que Dan da dan só está usando a personagem como um vilão inicial sem estar ligada a lenda, está enganado. O motivo das cenas da Turbo Granny serem em um vermelho profundo é para representar como o ser é um espírito hostil.
Além disso, a cor vermelha no trânsito está ligada às leis de trânsito e acidentes. Os olhos da personagem também não são amarelos sem motivo, mas sim, ajudam a lembrar um semáforo, imagem que é completada pelas calças verdes da criatura.
Além disso, há certa ironia na personagem ter o vermelho como sua cor principal, pois além de ser uma cor que representa a raiva e agressão, na cultura japonesa, o vermelho é muito associado a santuários e proteção contra espíritos malignos. Será que a Turbo Granny pode ter um outro lado em Dan da dan relacionado a esse outro significado?
Fonte: CBR
Comentários