Dan Da Dan é o anime do ano. Ele foi licenciado em diversas plataformas de streaming e fez sucesso em todas elas. Apesar disso, uma história recente que surgiu nos últimos dias, levanta a possibilidade de que a Crunchyroll pode ter atrapalhado o anime com uma má gestão intencional.
O anime do momento tem seus lançamentos físicos distribuídos pela GKIDS na América do Norte, e está disponível para streaming na Crunchyroll, Netflix e Hulu. A GKIDS foi adquirida em outubro de 2024 pela Toho International, que tem como subsidiária a Science Saru, o estúdio do anime.
Obviamente, a Toho precisa de distribuidores que levarão seus animes para o público de fora do Japão, como Crunchyroll e Netflix. Se você parar para pensar, a Netflix investiu muito no marketing de DanDaDan e ele ficou em segundo lugar entre os mais assistidos da plataforma em sua estreia.
No entanto, segundo um relatório da Bloomberg, a Crunchyroll não fez o mesmo. Devido a “discussões de aquisição em andamento”, escreveu Gerdemann, vice-presidente sênior de marketing criativo da Crunchyroll, em um e-mail, a empresa “decidiu não se inclinar para a promoção de Dan Da Dan“.
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Provavelmente, isso se deve ao fato de que a Crunchyroll não conseguiu obter uma licença exclusiva para transmissão simultânea do anime. E, isso também pode indicar algum problema crescente entre a Toho e a Crunchyroll.
A coisa vai muito além de Dan Da Dan. De acordo com o site Screen Rant:
“Normalmente, a Crunchyroll gerencia a Crunchyroll Store, ocasionalmente acusada de lançar mercadorias não autorizadas; a Toho, enquanto isso, abriu recentemente a loja iiZO, um desafio direto ao território de merchandising da Crunchyroll. Além disso, depois que a Crunchyroll deteve os direitos de distribuição dos dois primeiros filmes de My Hero Academia, a Toho os garantiu para o filme mais recente, My Hero Academia: You’re Next. Este conflito não está dentro do reino da especulação, aparentemente — a Bloomberg relata que Gerdemann ‘irritou tanto a Toei quanto a Toho’, de acordo com funcionários atuais e antigos, citando um show da Crunchyroll onde a Crunchyroll não atendeu às expectativas dos representantes da Toei na representação de One Piece.”
A Crunchyroll supostamente tentou demonstrar poder ao dificultar a promoção de Dan Da Dan em um mercado cada vez mais competitivo, ao mesmo tempo em que a Toho e outras empresas tentam expandir seus mercados. Isso pode ser o começo da queda da Crunchyroll.
Fonte: Screen Rant