Comentários

Cada vez mais vemos mangakás e animadores reclamarem do roubo de seus trabalhos por IA, e o mais novo artista a se juntar ao coro de vozes é o mangaká de JoJo's Bizarre Adventure, Hirohiko Araki. Segundo ele, as IA estão tão avançadas que agora é virtualmente impossível distingui-las de obras criadas por artistas reais.

Araki lançou um livro intitulado New Manga Techniques, em que fala de forma aprofundada sobre o assunto polêmico. E, um trecho desse livro se tornou viral no X/ Twitter recentemente, pois Araki relata que confundiu uma obra de arte de IA com uma sua:

"Eu me deparei com um desenho e pensei, 'isso é algo que eu desenhei, certo?' Fiquei chocado ao descobrir que ele foi realmente criado por IA." 

Ainda segundo mangaká de JoJo's, se a IA não for controlada representará uma grande ameaça para a próxima geração de artistas. Lembrando que há várias IAs, como Canva, OpenArt e MIMIC, que criam imagens usando propriedades existentes.

Veja mais:

No caso do criador de JoJo's, ele ainda relata que a arte tinha mencionada anteriormente tinha "elementos sutis e pessoais" que fazem parte de sua forma de desenhar.

"... esta peça gerada por IA até imitou detalhes, como a maneira como desenho cílios, com tanta precisão que era quase impossível diferenciá-la do meu trabalho. Se fosse baseada em desenhos recentes, eu saberia imediatamente. 'Não, eu não desenhei isso.' Por outro lado, eu honestamente não conseguiria dizer a diferença se fosse feito com minha arte de cerca de dez anos atrás".

O mangaká de JoJo's está pessimista em relação ao futuro, caso esse problema continue: 

Falando sobre males sociais, acho que, à medida que a IA continua a se espalhar pela sociedade, veremos um mundo cada vez mais obscuro com golpistas explorando-a... a arte reflete os tempos, e o mangá é um exemplo disso. Ver esse mundo de vigaristas aparecer em mangás pode muito bem significar que estamos caminhando para um mundo futuro dominado por fraudadores"

Outros artistas além de Araki já demonstraram a mesma preocupação, como o criador de Love Hina, Ken Akamatsu, o mestre do terror Junji Ito e outros. Araki afirmou que:

"Como estamos lidando com um mundo de vigaristas, há uma possibilidade muito real de que leis que os favoreçam apareçam antes que percebamos. Pessoalmente, confio meu gerenciamento de direitos autorais à Shueisha, mas alguns artistas de mangá são negligentes no gerenciamento de seus direitos autorais, levando outros a usar suas artes sem permissão ou até mesmo vazar desenhos originais. Quando vejo isso, me preocupo que eles possam enfrentar sérios problemas no futuro se não levarem mais a sério"

Fonte: CBR



Comentários