O governo japonês está em busca de uma forma de preservar a exportação cultural de animes e mangás e, para isso, está desenvolvendo um projeto, através da Agência de Assuntos Culturais, com criadores famosos. Um dos nomes de destaque é Hideaki Anno, autor de Neon Gensis Evangelion.
Se antigamente o Japão era conhecido por seus automóveis e tecnologia, hoje, ele é enaltecido por sua produção cultural, principalmente com seus animes e mangás. Devido a grande importância dessa mídias, o Japão quer preservar obras antigas e evitar que elas se percam com o tempo.
Afinal, muitas produções antigas de animes foram descartadas, quando os estúdios não tinham mais espaço de armazenamento. Assim, a Agência de Assuntos Culturais do Japão, do Ministério da Educação, Cultura, Esportes, Ciência e Tecnologia (MEXT), pretende criar um arquivo de preservação para ser usado para estudo e turismo.
E o criador de Evangelion e o artista de mangá Machiko Satonaka trabalharão nesse trabalho, junto com especialistas treinados. A agência também está discutindo sobre aceitar outras mídias para preservação, como videogames e séries tokusatsu.
Veja mais:
- Acompanhe o Muramasa no Google News e não perca nada sobre Animes e Mangás!
- Netflix | Filme do anime Mononoke deve ser adicionado em outubro
- Bleach ganha remake das melhores cenas do anime
Segundo o site CBR:
“Nos últimos anos, o governo japonês tem se tornado cada vez mais consciente da importância do anime e do mangá para a percepção internacional do país. Em um país que enfrenta uma taxa de natalidade em declínio, maior competição no mercado de semicondutores e um iene enfraquecido, ele encontrou alívio em suas exportações culturais e turismo.”
Fonte: CBR