Comentários

O anime de Dan Da Dan, um dos mangás atuais mais estranhos e aclamados da Shonen Jump+, está sendo um enorme sucesso nesta temporada de outono. E uma das coisas que mais tem chamado a atenção dos fãs do anime é a trilha sonora cativante de Kensuke Ushio, que é o mesmo responsável pela trilha de Chainsaw Man, Devilman Crybaby e A Voz do Silêncio

Kensuke Ushio deu uma entrevista, ao lado do produtor Hiroyuki Aoi, para o site Screen Rant, em que ele comentou sobre o estilo de música único que criou para Dan Da Dan, misturando estilos antigos de enka com um som contemporâneo. Leia a tradução da entrevista a seguir. 

Dan Da Dan
Reprodução/ Crunchyroll

Screen Rant: “Após a recente estreia no painel do Dan Da Dan, em relação ao processo criativo e sua energia no show, seu processo criativo geralmente é mais voltado para a capacidade de dançar com seu produto final ou é uma adição mais recente?”

Kensuke: “Eu também danço em casa. *risos* Quando trabalho em uma série ou projeto, crio um conceito, crio um álbum e o apresento à equipe.”

Veja mais:

Screen Rant: “Qual é o resumo sobre a estética musical, incluindo o que é usado em sua amostragem para o Dan Da Dan? Você mencionou a amostragem no painel, mas quais são os diferentes estilos musicais, décadas ou eras usados?”

Kensuke: “O que considero ao criar música é que não quero mentir ao fazê-la. Para dar um exemplo, se meu cliente pede algo jazzístico, mas não me inspirei nessa área, geralmente digo não. Eu realmente preciso alcançar o que experimentei e o que é parte de mim ao criar essa música.

Para amostragem em Dan Da Dan, pesquisei a música “Big beat” do Reino Unido dos anos 1990, como Prodigy, Fatboy Slim e The Chemical Brothers, porque essa foi a música que me inspirou quando adolescente.”

Reprodução/ Screen Rant

Screen Rant: “Qual é o tempo de entrega usual para sua produção musical, dependendo do projeto?”

Kensuke: “Varia. Normalmente, para um filme, se alguém pede a trilha sonora, dois ou três meses seriam o prazo para entregá-la, mas eu não gosto disso; quando recebo uma oferta, gostaria de pensar sobre isso, me envolver, estar imerso no projeto. O ideal é que eu trabalhe nisso de dez meses a um ano. Basicamente, não abordo isso como um trabalho de trilha sonora, mas sim como um artista considerando a música.”

Screen Rant: “Como uma obra de arte versus um projeto.”

Kensuke: “Exatamente. E, quando o cliente define um prazo, então eu trabalho especialmente duro.”

Screen Rant: “Com seu corpo de trabalho, não dá para deixar de olhar para Space Dandy e sua infusão de gêneros diferentes. As técnicas semelhantes da trilha sonora de Dan Da Dan estão de alguma forma relacionadas às suas contribuições anteriores para Space Dandy?”

Kensuke: “Eu só trabalhei em duas músicas para Space Dandy, e fiz muito de A Voz do Silêncio a Chainsaw Man, mas para mim, elas não são tão diferentes. O que estou fazendo é o mesmo: vejo o projeto através do meu próprio filtro, então não mudo minha abordagem dependendo da série, mas sim, mergulho nela.”

Reprodução/ OtakuPT

Screen Rant: “Para Aoi-san, ajudando a promover o show e vendo como o público reage a ele, como você se sente sobre a experiência e como a música a entrega?

Hiroyuki: “Quando pedimos para Ushio-san assumir a trilha sonora, porque é no começo do projeto, não temos nenhuma animação para mostrar a ele. Quando a animação entra, pegamos sua música, encaixamos cada parte em cada cena, decidido pelos vários diretores, mas é tão incrível quando tudo se encaixa de uma vez.

A música é crucial, e embora a animação em si seja ótima, encaixar a trilha sonora é como um quebra-cabeça e aumenta sua qualidade exponencialmente. A música de Ushio-san é um elemento tão importante, então quando ele está pensando em um projeto por oito meses a um ano, isso realmente aparece, porque é tão bom.”

Kensuke: “Certifique-se de que este comentário esteja em ‘negrito’. *risos*”

Dan Da Dan
Reprodução/ Crunchyroll

Screen Rant: “Como você se sentiu ao ver as pessoas reagindo à música?”

Kensuke: “Não me lembro de muita coisa além de ter começado a dançar. Mas ensaiei antes para aquele momento. Foi um bom público para começar, mas ter Hanae-san e Wakayama-san deixou todo mundo animado. O público japonês mostra uma reação diferente do público americano, então ter os americanos mostrando suas respostas tão diretamente foi realmente ótimo.”

Dan Da Dan está sendo transmitido semanalmente na Netflix.

Fonte: Screen Rant